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O aprendizado de habilidades motoras é vital para o desenvolvimento do controle motor. Uma criança recebe primeiros estímulos sensoriais de diversas modalidades através do tálamo, terminando no córtex sensorial apropriado. Essas informações são processadas, um mapa somatossensorial funcional é formado e as informações são programadas e retransmitidas ao córtex motor. Avalie as afirmativas a seguir:
I Do córtex motor, elas são enviadas tanto aos núcleos da base como ao cerebelo para se estabelecer planos de adaptações posturais, refinamento dos programas motores e a coordenação da direção, extensão, escala temporal, força e tônus necessários em toda a sequência do ato motor.
II Para a modulação dos programas motores existentes o cerebelo exerce função majoritária. O lobo frontal e os núcleos da base obedecem aos comandos que o cerebelo determina.
III Quando os estímulos têm valor ou significância emocional, a atenção é atraída, e estes são selecionados para a atenção e o aprendizado. A amígdala pode possibilitar às emoções influenciar o que é percebido e aprendido por conexão recíproca com o córtex.
IV Os núcleos da base e o cerebelo contribuem para a função cognitiva, especialmente no que diz respeito ao aprendizado das habilidades motoras.
V Muitas tarefas ou atividades funcionais praticadas em um contexto clínico têm valores associados a elas. Estes valores podem ser vistos claramente quando se observa a intenção emocional colocada sobre a atividade pelo paciente.

Estão corretas, apenas:
“O desenvolvimento da criança do ponto de vista neuropsicossensorial e motor depende do processo de maturação do sistema nervoso central (SNC), principalmente no primeiro ano de vida. O processo de maturação está relacionado com o grau de mielinização, arborização e formação de sinapses das células nervosas no SNC, que aos poucos vão inibindo as atividades reflexas primitivas, passando por uma fase de transição e, por último, assumindo o comando voluntário dessas atividades, que somente permanecerão em condições patológicas nos pacientes com lesão cerebral. A maturação do SNC permite, além da inibição da atividade reflexa primitiva presente no recém-nascido (RN) prematuro, o desenvolvimento das reações de retificação, de proteção e de equilíbrio (atividade reflexa postural), o desenvolvimento intelectual e das funções sensoriais de forma harmônica e integrada”.
OLHWEILER, Lygia; SILVA, Alexandre Rodrigues da; ROTTA, Newra Tellechea. Estudo dos reflexos primitivos em pacientes recém-nascidos pré-termo normais no primeiro ano de vida. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v.63, p.294-297,2005.
Com relação aos reflexos primitivos, assinale a opção que apresente o estímulo e a resposta correta do reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA):
Em relação à cronologia das conquistas funcionais durante o primeiro ano de vida do paciente pediátrico podemos afirmar que a criança típica
Com relação à habilidade motora das crianças normais nos primeiros dois anos de vida, analise as afirmativas a seguir.

I. As meninas apresentam melhor desempenho que os meninos em alguns aspectos da maturidade física.
II. Entre sete e nove meses de idade, a criança já consegue sentar sem apoio e engatinhar.
III. As habilidades motoras finas só aparecem depois dos vinte e quatro meses de idade.

Assinale:
Com relação aos bebês de baixo peso natal (BPN), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) No longo prazo, as meninas apresentam menos efeitos do baixo peso natal do que os meninos.
( ) Os bebês com mais de seis semanas de prematuridade, geralmente, apresentam baixo peso natal.
( ) Nenhum bebê com 37 semanas completas de gestação apresenta baixo peso natal.

As afirmativas são, respectivamente,