Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino,35 anos, internado em unidade de terapia intensiva devido a diagnóstico de Síndrome de Guillain Barré. No momento, encontra-se no segundo dia de internamento, sedado e em utilização de droga vasoativa, em ventilação mecânica invasiva (TOT), Glasgow 3T. O paciente tem um peso ideal de, aproximadamente, 60 quilos e não possui nenhuma doença de base associada. Em avaliação fisioterapêutica, o profissional encontrou roncos difusos na ausculta pulmonar (MV+, simétrico, com roncos difusos), leve edema em mãos e pés, ADM passiva sem restrições. Gasometria arterial: Ph: 7,28; PaO2: 60 mmHg; PaCO2: 55 mmHg; HCO3: 25 mEq/L. No momento, a FiO2 fixada no aparelho é de 50%. Sobre o caso clínico citado, assinale a alternativa correta.
Paciente de 28 anos, sexo masculino, sofreu acidente automobilístico e foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico (TCE). Chega em UTI intubado, sendo ambuzado pela equipe do setor, Glasgow 3T, sem exames complementares ou de imagem no momento. Em ausculta pulmonar, o fisioterapeuta detecta murmúrio vesicular abolido em pulmão esquerdo (MV+, assimétrico, abolido em HTE, sem RA). Sobre a situação clínica citada, assinale a alternativa que apresenta a primeira conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta nesse caso.
Muitos pacientes infectados com Covid-19 podem apresentar delirium. O delirium pode ser uma manifestação decorrente de invasão direta do Sistema Nervoso Central (SNC); indução de mediadores inflamatórios do SNC; efeito secundário de falha de outro sistema de órgãos; efeito de estratégias sedativas; tempo prolongado de VM; ou, fatores ambientais, incluindo isolamento social. Em pacientes que necessitam de suporte de Ventilação Mecânica (VM), o quadro poderá se agravar, dificultando o desmame e prolongando o tempo de VM. As taxas de delirium entre pacientes de UTI mecanicamente ventilados foram de 70 a 75%;sua duração tem se mostrado, também, um preditor independente de longa permanência na UTI. Nesses pacientes, é mandatório o rastreio ativo de delirium, por meio do uso de ferramentas de avaliação como a escala Confusion Assessment Method in an Intensive Care Unit (CAM-ICU). Sobre a relação entre a Covid-19 e a dificuldade no desmame da VM, analise as afirmativas a seguir.

I. Muitos pacientes infectados com Covid-19 podem apresentar despertar difícil da VM em razão do delirium.

II. O enfrentamento do delirium em pacientes com Covid-19, para melhora do desmame da VM, exige ações farmacológicas e não farmacológicas.

III. Manuseio multidisciplinar para dor e ansiedade pode apresentar benefícios para pacientes com Covid-19 em VM.

IV. Pacientes intubados e ventilados com Covid-19 e IMC menor ou igual a 30 kg/m2 apresentaram menor chance de extubação do que aqueles com IMC < 30 kg/m2 .

Está correto o que se afirma apenas em

De acordo com as diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com acidente vascular cerebral do Ministério da Saúde (2013), analise as afirmativas abaixo:


1. A fraqueza muscular representa um dos maiores contribuintes para a incapacidade após AVC. É importante que, em qualquer nível de atenção, os exercícios sejam delineados de forma que uma atividade muscular mínima resulte em movimento do membro.

2. Evidências de estratégias de fortalecimento muscular incluem apenas exercícios de fortalecimento muscular progressivo, não sendo recomendada a eletroestimulação associada ao treino de tarefas funcionais.

3. Como uma estratégia de facilitação ao paciente no momento da alimentação, ele pode ser posicionado de frente em relação à mesa, fornecendo maior suporte para o membro superior parético/plégico - se necessário, colocar um antiderrapante debaixo do lado afetado, a fim de mantê-lo sobre a mesa durante a refeição.

4. Intervenções destinadas ao manejo dos déficits sensoriais podem envolver: tocar o membro superior do ombro até a mão; favorecer a discriminação de objetos com a mão afetada e identificar diferentes movimentos e suas direções no espaço, sem auxílio da visão.

5. Quando o paciente apresenta como limitação a dificuldade em passar de sentado para de pé, pode-se utilizar como intervenção terapêutica: oscilar o tronco superior à frente, empurrar os pés para baixo e levantar-se; e solicitar aumento da velocidade do movimento, caso esteja muito lento.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Quanto à atuação fisioterapêutica na doença de Parkinson (DP) em ambiente domiciliar, analise as afirmativas abaixo:


1. O treinamento de transferência em domicílio assume importância por ser onde os pacientes podem implementar estratégias aprendidas. A fadiga extrema após essa intervenção pode ser desconsiderada.

2. A música durante exercício domiciliar para tratamento dos sintomas motores na DP não apresenta resultados satisfatórios, visto a dificuldade de inserir um protocolo de exercícios em prática e produzir uma lista de músicas de forma individualizada com arranjo ajustado à cadência.

3. Os exercícios terapêuticos domiciliares são uma importante estratégia do cuidado na DP, destacando-se a cinesioterapia e a reabilitação com realidade virtual.

4. Programas domiciliares com diversas combinações convencionais de exercícios terapêuticos encontraram redução significativa do número de queixas, medo de cair e tempo gasto deitado, bem como aumento significativo da flexibilidade e força muscular e boa adesão. Entretanto, é relatado menor adesão em pessoas mais velhas, com maior limitação em exame motor e problemas cognitivo-comportamentais.

5. A reabilitação com realidade virtual apresenta benefícios sobre marcha, equilíbrio e capacidade funcional, além de boa aceitação e aspecto motivacional. No entanto, a principal dificuldade do uso domiciliar na DP é o custo dos instrumentos necessários para a prática terapêutica e também sua disponibilidade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.