Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Embora os esfíncteres sejam classificados como músculos lisos, a contração sustentada das suas faixas anelares não é suficiente para impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.

II. Em relação à criança com Síndrome de Down, na fisioterapia, o papel do fisioterapeuta e de outros profissionais da área de saúde consiste ainda em orientar os pais e responsáveis sobre como treinar as funções de comer e beber, como estimular a vocalização, em verificar se estão disponíveis os assentos apropriados e outros dispositivos, em prevenir as complicações para o lado do aparelho respiratório e em aplicar estratégias destinadas a modificar o comportamento, a fim de melhorar a motivação ou eliminar o comportamento indesejável.


Marque a alternativa CORRETA:

Dentro dos diferentes tipos de ataxia que encontramos de acordo com seu quadro clínico específico, assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre número (tipo de ataxia) e letra (quadro clínico).
1. Ataxia sensitiva.2. Ataxia Cerebelar.3. Ataxia do lobo frontal.
A. Apresenta base alargada, no teste index-index o dedo oscila mais durante o trajeto entre os alvos. B. Acentuada diferença com olhos abertos e fechados, deve-se pensar em polineuropatia periférica e déficits da coluna posterior. C. Marcha em pequenos passos, pode ser confundida com Parkinson e rigidez sem tremor ou em roda dentada.

Assinale a alternativa correta.
Trata-se de uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central (SNC): o cérebro, a medula espinhal e os nervos ópticos. Essa doença foi formalmente identificada e estabelecida como uma entidade clínica patológica em 1868 por Jean Martin Charcot, um neurologista francês. Ele chamou a doença de esclerose em placas, descrevendo áreas tipo curativo, endurecidas, encontradas (em autópsia) disseminadas através do SNC dos indivíduos com a doença. Assinale a alternativa correta sobre qual das seguintes doenças estas características se referem.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma das polineuropatias mais comumente vistas nos ambulatórios de fisioterapia neurofuncional. Marque a alternativa que apresenta os sinais e sintomas clínicos mais comuns nessa síndrome:
Paciente do sexo masculino,68 anos, queixando-se de lentidão motora, rigidez entre as articulações do ombro e do pescoço, tremores de repouso, predominantes em um lado do corpo, falta de equilíbrio e coordenação. Esse quadro clínico sugere diagnóstico de: