Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


O fonoaudiólogo educacional precisa lidar com questões que envolvem, fundamentalmente, aspectos de gestão escolar, pois o seu planejamento de atuação não pode ser desarticulado do projeto político pedagógico da escola.

Julgue o item a seguir.


O fonoaudiólogo pode atuar em clínicas, creches, consultórios, escolas, hospitais, teatros e emissoras de rádio e de televisão. Ele também pode trabalhar em conjunto com profissionais de outras áreas, como médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais ou educadores, por exemplo.

A linha construtivista da linguagem, por sua vez, segue os preceitos do psicólogo suíço Piaget, que estudou a linguagem como parte do desenvolvimento cognitivo. Piaget, a partir da observação de seus filhos, propõe quatro estágios de desenvolvimento, e a aquisição da linguagem estaria incluída nesses estágios. Quanto aos estágios, assinale a alternativa correta:
Fonoaudiólogo recebeu encaminhamento de professor de escola regular com o seguinte relatório; “José tem 7 anos e está no 2º ano do ensino fundamental. É capaz de ler frases simples e, quando lhe é solicitado para identificar alguma letra, o faz corretamente; mas, na escrita, parece ter dificuldade em relacionar o som à letra. Prefere escrever com letra bastão, e sua caligrafia em letra cursiva apresenta trocas e, por vezes, é ininteligível, com trocas de letras maiúsculas e minúsculas. Dificuldade com a pontuação das frases e acentuação das palavras. Evita as atividades que envolvem maior concentração, principalmente a cópia de pequenos textos. Nas atividades de expressão artística tem dificuldades em recortar e não aprecia a pintura com lápis de cor e giz de cera. Prefere tintas, podendo fazer desenhos maiores. Não gosta de desenhar e copiar figuras geométricas e é desatento.” A mãe refere que, desde a educação infantil, José apresenta essas dificuldades, que, até os 6 anos, ele tinha algumas trocas na fala e que os exames audiológicos resultaram em audição ‘normal’.

Diante de tal relatório, ao iniciar a avaliação, o fonoaudiológico pode suspeitar de um quadro de
João,5 anos, comparece em avaliação fonoaudiológica acompanhado de sua mãe, que se queixa da criança “ainda falar muito errado”. O fonoaudiólogo observou as seguintes produções quando João nomeou algumas figuras durante momentos de brincadeira com a terapeuta: / copo/ = [topo]; /chuva/ = [suva]; /carro/ = [cao]. Diante dos exemplos, é possível inferir que a criança apresenta alteração nos processos fonológicos, respectivamente, de: