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De acordo com o CFFa, nos centros de formação e apoio à inclusão, o Fonoaudiólogo:
De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), nas escolas, o Fonoaudiólogo:
“Modelos baseados nos traços distintivos. O princípio geral destes modelos é o de que, se a criança aprende o traço distintivo ou a combinação de traços que tinha dificuldade, ela é capaz de transpor a noção aprendida para outros fonemas que também compartilham do mesmo traço ou combinação de traços difíceis”. A definição refere-se ao modelo terapêutico utilizado na terapia de desvios fonológicos denominado:
A atuação fonoaudiológica na educação infantil pode contribuir, junto à comunidade escolar, mediante troca de saberes e gestão compartilhada com a construção de práticas que busquem promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. Nessa construção de um trabalho coletivo, alguns princípios são muito importantes e precisam ser considerados e respeitados pelos fonoaudiólogos. Considerando os princípios da atuação fonoaudiológica na educação infantil, assinale a alternativa CORRETA.
Na avaliação fonoaudiológica da criança que apresenta problemas de fluência, a fim de definir se eles são de fato indicativos de gagueira do desenvolvimento, é importante prestar atenção a todos os aspectos apresentados por ela.
I- Frequência: as ocorrências de disfluências na gagueira do desenvolvimento são mais frequentes do que as disfluências comuns da infância, que têm, em geral, caráter esporádico. II- Tipos de disfluência: a gagueira do desenvolvimento abarca alguns tipos de disfluências específicas: repetições de fonemas e sílabas; repetições de partes de palavras; prolongamentos de fonemas, bloqueios e pausas preenchidas (interrupções na fala nas quais a pessoa insere sons, como “ééééé´”). III- Caráter voluntário ou involuntário: a gagueira do desenvolvimento é completamente involuntária, ou seja, não depende da vontade da criança gaguejar ou não gaguejar. Na disfluência comum na infância, pode haver um certo grau de deliberação e controle. IV- Desempenho linguístico: Nas crianças que gaguejam pode-se observar alguns problemas relacionados ao desempenho da linguagem. V- Comportamento do corpo: Observa-se que as crianças que gaguejam podem apresentar tensão no rosto e/ou no corpo, e alguns movimentos corporais associados aos momentos em que gagueja.
Escolha a alternativa correta.