Filtrar


Questões por página:
A fonoaudiologia educacional é a área de atuação do fonoaudiólogo que visa a promoção de ações de educação dirigidas à comunidade escolar nos diferentes ciclos de vida, levando-se em consideração a realidade socioeducacional dos indivíduos envolvidos, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação daquela população. Economicamente não é exequível triar todas as crianças da escola, portanto, marque a alternativa que representa o grupo que requer menos atenção na rotina de triagem:
Uma criança manifesta uma série de sinais de risco para autismo, tais como: a) não apresenta, em sua interação social, o comportamento de atenção compartilhada; b) em sua linguagem, não manifesta as primeiras palavras, além de ter o hábito de repetir a fala dos adultos sem autonomia; c) apresenta dificuldades em ampliar sua compreensão em situações novas, com poucos gestos e expressões faciais que refletem seu estado emocional; d) em suas brincadeiras, tende a explorar menos objetos, fixando-se em partes deles ou apenas enfileirando-os, com dificuldade de desenvolver jogos do faz-de-conta; e) apresenta, em sua dieta, resistência a novos alimentos. Os sintomas supracitados são características comuns do autismo na

Com relação à atuação do fonoaudiólogo na educação infantil, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.


( ) O fonoaudiólogo deve partir do diagnóstico situacional para que suas ações estejam de acordo com as características particulares da proposta pedagógica e da identidade institucional.


( ) O objetivo geral da atuação do fonoaudiólogo na educação infantil é a terapia fonoaudiológica e a reabilitação dos transtornos de fala linguagem e aprendizagem no espaço escolar.


( ) Estabelecer modos de integração das experiências educacionais e da saúde, por meio de articulação de ações multidisciplinares, é ação do fonoaudiólogo na educação infantil.


As afirmativas são, respectivamente,

Com relação à deficiência intelectual em escolares, analise as afirmativas a seguir:

I. Atualmente o termo adotado é “deficiência intelectual”, em substituição à “deficiência mental”, para caracterizar que se trata do funcionamento do intelecto e não da mente como um todo.
II. A intervenção com indivíduos que apresentam deficiência intelectual tem objetivos diferentes, dependendo da natureza, abrangência e especificidade desta.
III. A educação escolar do aluno com deficiência intelectual deve se restringir ao atendimento educacional especializado.

Está correto o que se afirma em
Em relação aos espelhamentos observados na escrita de crianças, assinale a opção INCORRETA.