Filtrar


Questões por página:
Com os resultados da Prova Brasil e os resultados do fluxo da escola obtidos do Censo Escolar, o Inep calcula o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também denominada “Prova Brasil” é uma avaliação de Língua Portuguesa - leitura e Matemática realizada a cada dois anos, envolvendo os alunos do 5° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental. Os resultados de cada escola são entregues pelo Inep para cada diretor de escola. Diante dos resultados, compete aos gestores educacionais, com o coletivo da escola, perguntarem o que fazer para mudar esta situação. Uma ação necessária é

Leia o fragmento abaixo.


Além de estruturais, as modalidades da inteligência admitem níveis de desenvolvimento. Cada nível expressa um modo particular (relativo ao processo de desenvolvimento). O nível seguinte incorpora o anterior, isto é, conserva seus conteúdos, mas os transforma em uma forma mais complexa de realização, compreensão ou observação.

A concepção de competência implica uma visão ou compreensão da inteligência humana que realiza ou compreende, no nível em que o faz, como estrutura de conjunto. São vários os aspectos cognitivos em jogo: saber inferir, atribuir sentido, articular partes e o todo, excluir, comparar, observar, identificar, tomar decisões, reconhecer, fazer correspondências.

Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2009/pdf/Saresp2008_MatrizRefAvaliacao_D ocBasico_Completo.pdf


Na matriz do Saresp, pode-se observar a divisão da avaliação através dos conteúdos por competências e habilidades.


Imagem associada para resolução da questão


Luckesi (2011) versa sobre como a prática da avaliação escolar estipula como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente. No entanto, isso tem mudado, principalmente nas grandes avaliações, como o Enem e o Saresp. Diante do exposto, a respeito da classificação da avaliação escolar, pode-se inferir que

No ambiente educacional a avaliação compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.

Para a operacionalização da avaliação da aprendizagem, a escola deve ter como referência

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.


A utilização de provas constituídas por questões avaliativas, com atribuição de notas para a avaliação individual do aprendizado, é uma prática rotineira que estimula os estudantes a estudarem o conteúdo sem se preocupar com a questão de obter menção satisfatória.