Filtrar


Questões por página:
Considerando a obra de José Carlos Libâneo (1994), analise a sentença abaixo:

Planejar possibilita mais experiência para antecipar o que pode acontecer. Com base nisso, o professor se prepara para os possíveis caminhos que a atividade vai tomar (1ª parte). Não é desejável prever cada minuto da aula. Os planos vão se construindo a cada etapa, dependendo do que foi percebido na etapa anterior (2ª parte). Se o plano de aula prevê tempo e espaço para os alunos se manifestarem, a possibilidade de indisciplina é grande e de aprendizado problemático também (3ª parte).

Quais partes estão INCORRETAS?
Considerando que a avaliação educacional pode ser somativa, diagnóstica e formativa, analise as seguintes afirmações:
I. Avaliação somativa compreende a soma de vários instrumentos avaliativos e, por meio dela, assumese a classificação e a aprovação dos estudantes.
II. Avaliação diagnóstica funciona como um retrato da realidade que se pretende examinar, fornecendo uma informação prévia acerca dos aspectos enfocados.
III. Avaliação formativa tem a função de ajustar os conhecimentos dos educandos em relação aos programas de ensino, ou vice-versa.
IV. Avaliação diagnóstica pode ser realizada ao longo do ano letivo, em momentos pré-determinados pela escola ou pelo sistema de ensino e seus resultados podem ser utilizados para reorientar o trabalho em sala de aula.
Está correto o que se afirma em
Quanto ao processo de avaliação escolar e suas implicações, assinale a alternativa INCORRETA.
Para Celso Vasconcellos, as dificuldades que a avaliação escolar apresenta e as consequências, às vezes, drásticas que podem trazer para a educação são de conhecimento de todos. De um modo geral pode-se dizer que, praticamente, houve uma inversão na sua lógica, ou seja, a avaliação que deveria ser um acompanhamento do processo educacional, acabou tornando-se o objetivo deste processo. Na prática dos alunos e da escola é o famoso “estudar para passar”. O senso comum dos professores parece aceitar a afirmação de que a avaliação está ligada à “estrutura de poder da sociedade” ou que “é coisa do sistema”.
O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que seus resultados devem servir para:

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas, cujo objetivo é avaliar o nível da atuação de um funcionário ou de um grupo de colaboradores em relação ao conjunto da empresa. Sobre a avaliação de desempenho, julgue o item a seguir.


Nesse tipo de avaliação, importa a gestão do desempenho, ou seja, em que os membros da equipe podem e devem melhorar.