Filtrar


Questões por página:
Leia a citação abaixo e assinale a alternativa correta:

“Um escritor contemporâneo tentou definir a diferença de atitudes diante da vida econômica da seguinte maneira: “O católico é mais quieto, tem menor impulso aquisitivo; prefere uma vida a mais segura possível, mesmo tendo menores rendimentos, a uma vida mais excitante e cheia de riscos, mesmo que esta possa lhe propiciar a oportunidade de ganhar honrarias e riquezas. Diz o provérbio, jocosamente: “Coma ou durma bem”. Neste caso, o protestante prefere comer bem, e o católico, dormir sossegado”.
(Weber, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Antônio Flávio Pierucci (Ed.). São Paulo: Companhia das Letras,2004. p 14).
Uma das grandes questões referentes ao capitalismo é a distribuição de riqueza, assunto amplamente discutido por grandes pensadores. O Marxismo apresenta uma visão determinista sobre as relações de produtividade e trabalho dentro do sistema capitalista. Assinale a alternativa correta em relação ao pensamento marxista.
“... a terra só é para o homem mediante o trabalho, mediante a agricultura”.
(Marx, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos.2ª ed – São Paulo; Abril Cultural,1978. p 5. (Os Pensadores).

Sobre a afirmativa acima, assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.


O historiador britânico Eric Hobsbawm, que encontrou no materialismo histórico o suporte teórico‐metodológico para a elaboração de sua obra, notabilizou‐se pela publicação de livros referenciais para a compreensão da contemporaneidade (séculos XIX e XX).

mostrar texto associado

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.


É provável que as circunstâncias que envolvem a civilização contemporânea expliquem o fato de que, na atualidade, historiadores sejam chamados, crescentemente, a atuar nos mais diversos meios de comunicação social, como rádio, televisão, jornais e revistas.