Questões de Concurso
Filtrar
217 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 44
Questões por página:
“A Alemanha produziu a filosofia da história e seu antídoto: Hegel e Ranke são respectivamente, os maiores representantes da filosofia da história e da história cientifica.” (Reis, José Carlos. A História entre a filosofia e a ciência. São Paulo. Ática.1996. p.11)
Tendo como premissa as concepções sobre história no século XIX, analise as proposições a seguir.
I- A história, para Ranke, era o reino do Espírito, que se manifestava de forma individual. Há uma ligação entre individualidades particulares – os indivíduos – e individualidade coletivas – nações e épocas: uma harmonia, uma individualidade integral, que não é estática, mas trabalhada por tendências que lhe dão sentido.
II- A escola histórica científica alemã é iluminista. Não é o espírito que produz a história, mas o povo nação e os seus líderes instalados no Estado. O iluminismo que sustentará esta historiografia será aquele evolucionista, progressista e gradualista.
III- Dilthey comunga fortemente com o pensamento rankeano e afirma que a objetividade histórica é sempre possível desde que se pratique o método erudito do apego aos fatos objetivos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Londrinos descobrem cemitério do século XVI debaixo do Centro
As escavações para uma nova linha de trem revelaram uma surpresa em Londres. Debaixo do centro financeiro da cidade, foi descoberto um cemitério do século XVI, com milhares de esqueletos. Os passageiros que circulavam pelos trens da cidade não sabiam que estavam transitando acima dos restos mortais de antigos moradores.”
Fonte (adaptada): http://g1.globo.com/bom-dia- brasil/noticia/2013/08/londrinos-descobrem-cemiterio-do-seculo-xvi-debaixo-do-centro.html
Qual é o intervalo de tempo que compreende o século XVI?
Quanto a cultura e o tempo, marque a alternativa INCORRETA.
( ) Conclui-se do precedente de que a vontade geral é sempre certa e tende sempre a utilidade pública.
( ) Há comumente muita diferença entre a vontade de todos e a vontade geral.
( ) Há vontade de todos não emana do povo.
( ) A vontade geral não tende a utilidade pública, mas sim a privada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Um escritor contemporâneo tentou definir a diferença de atitudes diante da vida econômica da seguinte maneira: “O católico é mais quieto, tem menor impulso aquisitivo; prefere uma vida a mais segura possível, mesmo tendo menores rendimentos, a uma vida mais excitante e cheia de riscos, mesmo que esta possa lhe propiciar a oportunidade de ganhar honrarias e riquezas. Diz o provérbio, jocosamente: “Coma ou durma bem”. Neste caso, o protestante prefere comer bem, e o católico, dormir sossegado”.
(Weber, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Antônio Flávio Pierucci (Ed.). São Paulo: Companhia das Letras,2004. p 14).