Questões de Concurso
Filtrar
217 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 44
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
História
Surgida no século XIX como área de estudo, a história acompanhou as transformações verificadas no mundo desde então. A própria concepção de fonte histórica foi ampliada com o passar do tempo, com a incorporação de novos objetos e muitos avanços teóricos e metodológicos, o que gerou um impacto significativo no ensino da disciplina. Com relação a esse assunto, julgue o item.
O surgimento da história como área de estudo vincula-se ao século XIX, quando, no Ocidente, o conhecimento científico adquiriu crescente importância.
O surgimento da história como área de estudo vincula-se ao século XIX, quando, no Ocidente, o conhecimento científico adquiriu crescente importância.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
História
Para o professor de História é fundamental conectar os personagens históricos ao tempo cronológico, ao espaço de desenvolvimento de suas ações e aos contextos históricos, que envolvem disciplina e requer um amplo conhecimento do educador. A imagem a seguir apresenta o personagem Bjorn Ironside Vikings. Bjorn representa um guerreiro viking que provavmente viveu entre os séculos VIII e XI.
Nessa imagem há um grave erro histórico. Assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
História
O que é Patrimônio Cultural? Assinale a alternativa correta.
O ensino da história está presente nas escolas brasileiras desde o século XIX. Naquela época, tinha entre seus principais objetivos, estudar a formação da nação e desenvolver uma identidade nacional. Isto se dava, dentre outras formas, através da valorização dos heróis e acontecimentos considerados marcos da história do país. À medida que o tempo foi passando, outros objetivos foram preconizados pelo estudo da história. Após a década de 1930, por exemplo,
Concurso:
Prefeitura Municipal de Teresina
Disciplina:
História
O papel da teoria da História na formação do historiador, como se deve ter percebido, é fundamental, e convém ainda considerar que há também uma história envolvida no crescimento da valorização da Teoria pelos historiadores. O crescente descrédito da história exclusivamente narrativa, em favor de uma história analítica, reflexiva, problematizadora – o que se acentua notadamente a partir do século XX – contribuiu certamente para que a Teoria ocupasse cada vez mais um lugar privilegiado na História elaborada pelos historiadores profissionais. (BARROS, José D’Assunção. Teoria da História: princípios e conceitos fundamentais.Rio de Janeiro:Vozes,2013, v.1, p.98-99).
Entre os historiadores é cada vez mais consensual a ideia de que é a Teoria que dará um lastro essencial ao historiador em formação, de modo que se construa uma História
Entre os historiadores é cada vez mais consensual a ideia de que é a Teoria que dará um lastro essencial ao historiador em formação, de modo que se construa uma História