Filtrar


Questões por página:

Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.


A influência da antropologia na história ensejou a inclusão de temáticas como a história do cotidiano, a história regional, a história dos marginalizados, a história dos vencidos, entre outras.

Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.


A credibilidade da história oral foi reforçada com o advento da concepção da história positivista no século XIX.

A respeito das concepções do pensamento histórico, da dinâmica historiográfica e de sua influência no ensino da história, julgue o item a seguir.


Na perspectiva marxista, a vida espiritual (metafísica e religiões) constitui a base real ou efetiva da história humana.

A respeito das concepções do pensamento histórico, da dinâmica historiográfica e de sua influência no ensino da história, julgue o item a seguir.


De acordo com o pensamento positivista, a reflexão teórica e a especulação filosófica contribuem para maior objetividade na organização histórica dos fatos.

A respeito das concepções do pensamento histórico, da dinâmica historiográfica e de sua influência no ensino da história, julgue o item a seguir.


Enquanto a macro-história se interessa pela pesquisa histórica das estruturas abrangentes, a micro-história tem enfoque na pesquisa das pessoas e de seu cotidiano.