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A educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas. Não é um deles:
Na década de 1970, começaram a surgir movimentos que questionavam a validade dos pressupostos da concepção tradicional da Geografia na análise da produção/organização de espaço geográfico, bem como dos conteúdos da Geografia. Compreendia-se que a Geografia Tradicional era incapaz de apreender a complexidade do contexto social, político, econômico e cultural gerado pelo modelo econômico capitalista, que produzia (e produz):

Observe a figura a seguir:


Interiorização de venezuelanos

Imigrantes são levados para 5 estados e DF




056.png (393×486)



(Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/08/28/mais-187-venezuelanos-sao-transferidos-de-roraima-a-outros-3-estados.ghtml.

Acesso em 10/08/23)


Os entes da federação indicados pelos números 2,3,4,5 e 6 são, respectivamente:



O Brasil é uma República federativa presidencialista. O termo “federativa” indica que:
O estatuto de proteção conferido às áreas naturais contribui para a redução do desmatamento na Amazônia, e o aumento da área protegida é um indicador do compromisso de conservação dos recursos naturais dos governantes. Neste sentido, a ampliação das áreas protegidas na Amazônia Legal Brasileira, como as Terras Indígenas e as Unidades de Conservação, foi importante para a redução do desmatamento no final da década de 1980 (MESSIAS et al.,2021). Entre as Terras Indígenas (TI) listadas abaixo, identifique aquelas localizadas no estado de Roraima:
I. TI Raposa Serra do Sol. II. TI Yanomami. III. TI Ponta da Serra. IV. TI Alto Rio Negro. V. TI Alto Rio Purus.
Assinale a alternativa que apresenta as terras localizadas em Roraima: