Filtrar


Questões por página:
De acordo com Jurandyr Ross (Geografia do Brasil), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O espaço vital para a sobrevivência humana não é claramente delimitado. II – Da parte superior da crosta terrestre até a baixa atmosfera há um intervalo de poucas dezenas de quilômetros. III – Todas as áreas da superfície terrestre podem abrigar naturalmente os seres humanos.
Com relação à obra de Linda Heywood (Diáspora Negra no Brasil), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os primeiros trabalhos acadêmicos sobre a diáspora africana foram escritos por europeus. II – DuBois pode ser considerado um dos fundadores desse campo de estudo. III – Em 1954 foi organizado o primeiro fórum acadêmico para estudo dos africanos e seus descendentes.
Ainda de acordo com Hobsbawn, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Estima-se que o total de mortes causadas pelas guerras foi de 187 milhões de pessoas. II – O século não pode ser tratado como um bloco único, seja do ponto de vista cronológico, seja do geográfico. III – O século XX divide-se cronologicamente em dois períodos: era das guerras mundiais e era dos confrontos entre superpotências.
De acordo com a obra de Hobsbawn (Globalização, Democracia e Terrorismo), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O século XX foi a era mais extraordinária da história da humanidade. II – As guerras do Afeganistão e Iraque se realizaram por razões humanitárias. III – A situação atual do povo iraquiano está melhor do que antes da invasão norteamericana.
Na década de 1970, começaram a surgir movimentos que questionavam a validade dos pressupostos da concepção tradicional da Geografia na análise da produção/organização de espaço geográfico, bem como dos conteúdos da Geografia. Compreendia-se que a Geografia Tradicional era incapaz de apreender a complexidade do contexto social, político, econômico e cultural gerado pelo modelo econômico capitalista, que produzia (e produz):