Filtrar


Questões por página:
Mulher, 65 anos, costureira, é levada à consulta médica pela filha por apresentar quadro de esquecimento progressivo há 4 meses e incontinência urinária há 2 meses. Ao exame neurológico, apresenta-se apática, grasping presente bilateralmente, Babinski bilateralmente. Pontuação no miniexame do estado mental = 14. Em relação ao diagnóstico, é INCORRETO afirmar que
Um paciente de setenta e oito anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial e de diabetes melito, procurou atendimento médico, queixando-se de dispneia, desencadeada por esforços, e dispneia paroxística noturna. Ele relatou, ainda, a ocorrência de episódios de síncope. Ao exame físico, o paciente não apresentou hepatomegalia nem edema nos membros inferiores.

Com base nesse caso clínico, julgue o item abaixo.

O diagnóstico mais provável do referido paciente é insuficiência cardíaca congestiva devido à insuficiência ventricular esquerda secundária à hipertensão arterial. Nesse caso, como há diabetes melito, todos os agentes anti-hipertensivos podem ser utilizados, entretanto, os betabloqueadores e os diuréticos tiazídicos aumentam o risco de hiperglicemia se comparados a outros anti-hipertensivos.
Paciente com 65 anos, do sexo feminino, foi internada com infarto agudo do miocárdio. O médico da unidade coronariana solicitou um ecocardiograma devido à suspeita de aneurisma verdadeiro do ventrículo esquerdo. Esse tipo de aneurisma é observado mais frequentemente na região:
Paciente masculino de 65 anos tem diagnóstico de diabetes mellitus do tipo 2 há 15 anos. Há 1 ano foi necessário iniciar insulinoterapia, pois não estava sendo possível o controle glicêmico apenas com hipoglicemiantes orais. Seus familiares o trouxeram hoje ao serviço de emergência, pois paciente estava com rebaixamento do nível de consciência. Exames laboratoriais de admissão mostraram: glicemia = 412 mg/dl, pH 7,20, bicarbonato sérico = 12 mEq/l, K+ = 3,0 e contagem de leucócitos = 16.000 cél/mm3 . Suspeitando-se que o paciente esteja com um quadro de complicação aguda do diabetes, está correta a seguinte afirmativa:

Paciente masculino, 60 anos de idade, é tabagista e portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e dislipidemia. Refere que iniciou há uma hora dor retroesternal em queimação após desentendimento com o colega de trabalho. Não fez uso de qualquer medicação para a dor e resolveu procurar imediatamente o serviço de emergência. Eletrocardiograma (ECG) da admissão não mostrou alterações e dosagem de marcadores de necrose miocárdica foi normal. Suspeitando-se de infarto agudo do miocárdico (IAM) sem supradesnível do segmento ST, pode-se afirmar que: