Filtrar


Questões por página:

ML, feminina, 68 anos, foi visitar seu esposo na Unidade Coronariana de determinado hospital e ficou muito nervosa em vê-lo internado. Comunicou à enfermeira que estava se sentindo mal. Esta verificou que sua pressão arterial aferida era de 180 X 120 mm Hg e a encaminhou ao serviço de emergência, onde deu entrada sem queixas específicas. Seus níveis pressóricos foram confirmados e o restante do exame físico não mostrou alterações significativas. A paciente informou que esquecera de tomar os 50 mg de Losartana daquela manhã, como fazia regularmente há bastante tempo, por orientação médica. O plantonista, bastante experiente:

MS, feminina, 68 anos, submeteu-se a uma endoscopia digestiva alta por sintomas dispépticos vagos. O exame endoscópico foi normal, e teste da urease positivo para H. pylori. A paciente faz uso crônico de AINH devido a uma artrose de quadril. Ela retornou à consulta com esses resultados e a conduta do médico foi:
mostrar texto associado

Indica-se a administração de fenitoína endovenosa como medicamento de escolha para controle imediato da crise convulsiva generalizada apresentada pelo paciente.

mostrar texto associado

Visando à prevenção de hipoglicemia e ao aumento da área funcionalmente comprometida do parênquima cerebral, o paciente em questão deve receber intensa hidratação com solução glicosada intravenosa a 5%.

Paciente do sexo masculino com 62 anos de idade e diagnóstico de DPOC apresenta no exame clínico sibilos localizados e persistentes e baqueteamento digital. Estes achados sugerem: