Filtrar


Questões por página:
Para que haja a aprendizagem significativa é preciso que os conteúdos sejam trabalhados na seguinte ordem:
O currículo da escola, quando objetiva o desenvolvimento de habilidades e competências no educando, privilegia estratégias de aprendizagem que estabeleçam a relação:
Sobre metodologias ativas, analise as afirmativas abaixo:
I. Nela, professor atua como orientador, supervisor e facilitador do processo de aprendizagem, é também a única fonte de informações e conhecimentos. II. A sua utilização promove maior interesse dos alunos pelas aulas, uma vez que nessa abordagem, sua curiosidade é despertada devido à utilização de situações de seu cotidiano. III. Ocorre por meio da interação do aluno com o assunto estudado, ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando. IV. Uma das críticas feitas à essa metodologia é o fato de aumentar a exclusão de alunos com deficiência, devido à dificuldade desses alunos acessarem ferramentas tecnológicas. V. É o uso de ferramentas tecnológicas e acesso à internet para realização de atividades intra e extraclasse, como a gamificação, design thinking e cultura maker.
São verdadeiras as assertivas:

Julgue o item subsequente.


As escolas precisam de equipes pedagógicas envolvidas, que estimulem e sensibilizem todos os que fazem parte da escola a trabalhar com todos os alunos que possuam necessidades educacionais especiais. Essa equipe deve e precisa despertar nos professores a ideia de que todos os alunos são de sua responsabilidade, levando o grupo por inteiro a buscar alternativas de atendimento.

Julgue o item subsequente.


Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Após esses dois anos iniciais, parte-se para a aprendizagem de diversas outras habilidades sem a necessidade de consolidação e ampliação das práticas.