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O modelo de excelência gerencial (MEG) proposto pela Fundação Nacional da Qualidade apoia-se no PDCA (plan, do, check, act), importante ferramenta de melhoria contínua proveniente da escola da qualidade.
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O departamento de qualidade é o principal responsável pelo sistema de qualidade de uma organização. Contudo, isso não exime outros departamentos da instituição da responsabilidade em relação à qualidade.

As ferramentas da qualidade são aplicadas sistematicamente para a resolução de deficiências de processos nas empresas, seguindo o ciclo PDCA. Suponha uma empresa com um grave problema em um de seus processos internos, cujas taxas de defeito tenham atingido níveis inaceitáveis. As etapas da busca pela solução do problema foram listadas abaixo, em sequência lógica.

1 - Entender o processo.
2 - Coletar dados.
3 - Priorizar o problema.
4 - Identificar as causas raízes.
5 - Planejar e implementar ações de melhoria.
6 - Controlar o processo.

As ferramentas da qualidade utilizadas, em cada etapa, são

Um determinado produto tem sua qualidade medida por meio da característica de qualidade/peso. Ao longo de um turno de produção, foram extraídas 10 amostras de tamanho n = 3 e calculadas as médias de cada amostra, conforme a tabela abaixo.

 


 
Com base nas informações fornecidas, analise as afirmativas a seguir.

I - O processo está sob controle estatístico.
II - Existe uma causa especial na amostra 8, relativa à variabilidade do processo.
III - Existe uma causa especial na amostra 10, relativa à centralização do processo.
IV - O processo está centralizado, mas sua variabilidade está fora de controle.
V - Existe uma causa natural na amostra 4, relativa à centralização e à variabilidade.

Está correto APENAS o que se afirma em
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As normas ISO, enquanto mecanismos de auditoria para boas práticas de administração da qualidade, são adotadas tanto por organizações públicas quanto por privadas.