Filtrar


Questões por página:
A administração de conflitos é parte integrante das atividades das relações humanas em uma organização. Dentre os estilos de conflitos, aquele que reflete o elevado grau de assertividade e cooperação em que ambas as partes ganham e se comprometem com a solução encontrada, denomina-se:
A divergência entre duas ou mais partes sobre como melhor se alcançar metas estabelecidas gera conflitos em um ambiente da organização. A abordagem que busca reduzir a diferenciação entre os grupos, identificando objetivos para o compartilhamento entre eles, é conhecida como:
Rosenberg (2019), na obra “Comunicação Não Violenta”, afirma que o aprendizado da forma de pensar e de se comunicar irá determinar a maneira de se dialogar com outra pessoa. No ambiente escolar, podem ser aprendidas estratégias de comunicação argumentativa que motivem o aluno a contribuir para o bem-estar dos outros e de si mesmo, o que permitirá que ele desenvolva a capacidade de dialogar de forma respeitosa e colaborativa com o objetivo de superar:
João foi contratado recentemente como analista administrativo pela empresa Viva Leva, voltada à prestação de serviços em saúde. Logo nos primeiros dias de exercício do cargo, sentiu-se bastante motivado, tendo em vista as boas condições de trabalho, o salário compatível com o mercado, as possibilidades de crescimento com o plano de carreira da empresa, dentre outros fatores que entendeu como benefícios e oportunidades. Com o passar dos dias, entretanto, João tem se tornado aflito, haja vista o relacionamento conflitivo que tem com seu chefe e com alguns colegas de trabalho no setor, o que tem também afetado sua produtividade. Não se sente acolhido pelo grupo e teme perder boas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional por conta da situação, o que tem lhe causado insatisfação.
A partir dessa situação descrita, e considerando as proposições das teorias da motivação no trabalho, é CORRETO o que se afirma em:

Analise a tirinha abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

A tirinha ilustra a maneira como as relações atuais de trabalho causam impactos na saúde mental de trabalhadores. Para a psicodinâmica do trabalho, proposta por Cristophe Dejours, é necessário que se estabeleça uma análise sociopsíquica do trabalho, tendo como ponto de partida sua organização para, em seguida, compreender as vivências subjetivas, dentre elas o prazer, o sofrimento, o processo saúdeadoecimento e os mecanismos de defesa e a mediação do sofrimento.

Considerando, portanto, a perspectiva psicodinâmica, analise as afirmativas abaixo:


I – A psicodinâmica do trabalho tem seus fundamentos na psicanálise e pressupõe o trabalho como constituinte do sujeito. Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho, já que o reconhecimento do trabalho participa, de maneira preferencial, da realização do “eu” no campo social, o que amenizaria os conflitos entre organização da personalidade e organização do trabalho, na experiência do real.

II – A perspectiva psicodinâmica enfatiza especialmente o aspecto concreto e o material das condições e da organização do trabalho. Nesse sentido, o sofrimento é causado pelas dificuldades adaptativas dos sujeitos às condições, uma vez que a precarização do trabalho ocasionaria, certamente, o sofrimento e o adoecimento no trabalho.

III – A ideia de reconhecimento no trabalho da perspectiva psicodinâmica implica a capacidade subjetiva de se reconhecer, atribuir sentidos e construir sua identidade nas relações de trabalho, aumentando, assim, o poder de ação do trabalhador sobre si e seu mundo, a partir da consciência crítica e da emancipação.


É CORRETO o que se afirma em