Questões de Concurso
Filtrar
118 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 24
Questões por página:
Analise a tirinha abaixo:
A tirinha ilustra a maneira como as relações atuais de trabalho causam impactos na saúde mental de trabalhadores. Para a psicodinâmica do trabalho, proposta por Cristophe Dejours, é necessário que se estabeleça uma análise sociopsíquica do trabalho, tendo como ponto de partida sua organização para, em seguida, compreender as vivências subjetivas, dentre elas o prazer, o sofrimento, o processo saúdeadoecimento e os mecanismos de defesa e a mediação do sofrimento.
Considerando, portanto, a perspectiva psicodinâmica, analise as afirmativas abaixo:
I – A psicodinâmica do trabalho tem seus fundamentos na psicanálise e pressupõe o trabalho como constituinte do sujeito. Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho, já que o reconhecimento do trabalho participa, de maneira preferencial, da realização do “eu” no campo social, o que amenizaria os conflitos entre organização da personalidade e organização do trabalho, na experiência do real.
II – A perspectiva psicodinâmica enfatiza especialmente o aspecto concreto e o material das condições e da organização do trabalho. Nesse sentido, o sofrimento é causado pelas dificuldades adaptativas dos sujeitos às condições, uma vez que a precarização do trabalho ocasionaria, certamente, o sofrimento e o adoecimento no trabalho.
III – A ideia de reconhecimento no trabalho da perspectiva psicodinâmica implica a capacidade subjetiva de se reconhecer, atribuir sentidos e construir sua identidade nas relações de trabalho, aumentando, assim, o poder de ação do trabalhador sobre si e seu mundo, a partir da consciência crítica e da emancipação.
É CORRETO o que se afirma em
O conflito descrito e a abordagem de administração do conflito apresentada são, respectivamente:
Existem algumas atitudes que podem auxiliar ainda mais a comunicação efetiva e minimizar a chance de falhas, entre outras, EXCETO:
Os teóricos clássicos geralmente comparavam as organizações a máquinas e imaginavam o conflito como um sintoma de avaria do maquinário. Os gestores no tempo de Henry Fayol e Frederick Taylor preocupavam-se em descobrir maneiras de evitar ou suprimir o conflito com a maior rapidez e eficácia possível. Os teóricos modernos, contudo, sugerem que o conflito não é necessariamente ruim. A pesquisa atual sugere que possa haver efeitos positivos, uma vez que o conflito:
I. Pode amenizar tensões sociais, ajudando a estabilizar e a integrar as relações. Se resolvido de forma que permita a discussão e a dissipação dos desacordos, pode servir como válvula de escape para pressões acumuladas ao longo do tempo.
II. Permite às partes expressarem reivindicações conflitantes e pode propiciar a oportunidade para reajustar a alocação de recursos valorizados. Estoques de recursos podem, dessa forma, ser consumidos mais eficazmente devido a mudanças induzidas pelo conflito.
III. Ajuda a manter o nível de estímulo ou ativação necessário a operar de modo inovador. Ao fazer isso, pode servir de fonte de motivação para a busca de mudança adaptativa.
IV. Fornece feedback sobre o estado das interdependências e distribuição do poder na estrutura de uma organização. A distribuição do poder necessária para coordenar atividades de trabalho pode ser mais claramente visível e prontamente entendida como resultado do conflito.
V. Pode ajudar a fornecer um senso de identidade e propósito por esclarecer diferenças e separações entre indivíduos ou grupos.
Está correto o que se afirma em