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Analise a tirinha abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

A tirinha ilustra a maneira como as relações atuais de trabalho causam impactos na saúde mental de trabalhadores. Para a psicodinâmica do trabalho, proposta por Cristophe Dejours, é necessário que se estabeleça uma análise sociopsíquica do trabalho, tendo como ponto de partida sua organização para, em seguida, compreender as vivências subjetivas, dentre elas o prazer, o sofrimento, o processo saúdeadoecimento e os mecanismos de defesa e a mediação do sofrimento.

Considerando, portanto, a perspectiva psicodinâmica, analise as afirmativas abaixo:


I – A psicodinâmica do trabalho tem seus fundamentos na psicanálise e pressupõe o trabalho como constituinte do sujeito. Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho, já que o reconhecimento do trabalho participa, de maneira preferencial, da realização do “eu” no campo social, o que amenizaria os conflitos entre organização da personalidade e organização do trabalho, na experiência do real.

II – A perspectiva psicodinâmica enfatiza especialmente o aspecto concreto e o material das condições e da organização do trabalho. Nesse sentido, o sofrimento é causado pelas dificuldades adaptativas dos sujeitos às condições, uma vez que a precarização do trabalho ocasionaria, certamente, o sofrimento e o adoecimento no trabalho.

III – A ideia de reconhecimento no trabalho da perspectiva psicodinâmica implica a capacidade subjetiva de se reconhecer, atribuir sentidos e construir sua identidade nas relações de trabalho, aumentando, assim, o poder de ação do trabalhador sobre si e seu mundo, a partir da consciência crítica e da emancipação.


É CORRETO o que se afirma em

Em certa organização, uma equipe recebeu a incumbência de desenvolver e implantar um novo e importante projeto. Carlos e Daniel, membros da equipe, têm visões conflitantes sobre a melhor forma de distribuir e realizar as diversas atribuições, o que gerou um impasse que tem dificultado o seguimento do projeto. Uma reunião da equipe foi marcada pelo gerente, para se tentar chegar a alguma solução. Na reunião, Carlos e Daniel reconheceram que haviam sido intransigentes e concordaram com uma proposta que levasse em conta, parcialmente, os pontos de vista de cada um.

O conflito descrito e a abordagem de administração do conflito apresentada são, respectivamente:
Conhecer e entender quais são os fatores que contribuem para o aparecimento de ruídos na comunicação é um dos primeiros passos para impedir que eles ocorram.


Existem algumas atitudes que podem auxiliar ainda mais a comunicação efetiva e minimizar a chance de falhas, entre outras, EXCETO:

Os teóricos clássicos geralmente comparavam as organizações a máquinas e imaginavam o conflito como um sintoma de avaria do maquinário. Os gestores no tempo de Henry Fayol e Frederick Taylor preocupavam-se em descobrir maneiras de evitar ou suprimir o conflito com a maior rapidez e eficácia possível. Os teóricos modernos, contudo, sugerem que o conflito não é necessariamente ruim. A pesquisa atual sugere que possa haver efeitos positivos, uma vez que o conflito:


I. Pode amenizar tensões sociais, ajudando a estabilizar e a integrar as relações. Se resolvido de forma que permita a discussão e a dissipação dos desacordos, pode servir como válvula de escape para pressões acumuladas ao longo do tempo.

II. Permite às partes expressarem reivindicações conflitantes e pode propiciar a oportunidade para reajustar a alocação de recursos valorizados. Estoques de recursos podem, dessa forma, ser consumidos mais eficazmente devido a mudanças induzidas pelo conflito.

III. Ajuda a manter o nível de estímulo ou ativação necessário a operar de modo inovador. Ao fazer isso, pode servir de fonte de motivação para a busca de mudança adaptativa.

IV. Fornece feedback sobre o estado das interdependências e distribuição do poder na estrutura de uma organização. A distribuição do poder necessária para coordenar atividades de trabalho pode ser mais claramente visível e prontamente entendida como resultado do conflito.

V. Pode ajudar a fornecer um senso de identidade e propósito por esclarecer diferenças e separações entre indivíduos ou grupos.


Está correto o que se afirma em

São 14 os princípios da administração e todos baseiam-se na teoria clássica da administração e em declarações de que existe uma verdade fundamental. Esses princípios de gestão, por sua vez, servem de orientação para a tomada de decisões e ações do gestor, que é o responsável pela administração da organização e da equipe. Considerando tal importância, esses princípios foram elaborados por meio de observações e análises de eventos que os gerentes encontram na prática. Henri Fayol foi capaz de sintetizar 14 princípios de gestão após anos de estudo. Sabendo disso assinale a alternativa que representa alguns dos princípios da administração descritos por Fayol.