Filtrar


Questões por página:

O item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de gerenciamento de processos.


Pedro, gestor de qualidade de uma organização que fiscaliza o transporte público, deseja introduzir ferramentas clássicas de gerenciamento de processos com vistas à melhoria do fluxo de informações e qualidade dos serviços prestados. Nessa situação, para que Pedro tenha uma visão geral do funcionamento do serviço de fiscalização de transporte público, é ideal aplicar a ferramenta diagrama de processo, que auxilia no entendimento das principais atividades e do fluxo do processo de forma macro.

O item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de gerenciamento de processos.


João, servidor público, atende ao corpo discente de uma universidade, sendo as seguintes as principais atividades executadas por ele: incluir no sistema processos de estágio obrigatório, aproveitamento de créditos, e fornecer declaração de aluno regular. Alguns desses processos permeiam áreas funcionais distintas até sua finalização. Nessa situação, para o desenho desses processos, é mais importante João considerar o nível do fluxo de trabalho — visão intrafuncional — do que o nível do fluxo do processo — visão interfuncional.

Na visão contemporânea da gestão de organizações por processos:

Leia o fragmento a seguir.
Trata-se de um sistema integrado de gestão, que possibilita um fluxo de informações por toda a empresa, sob uma única base de dados. É um instrumento para a melhoria dos processos de negócio, como a produção, as compras ou a distribuição, com informações on-line e em tempo real.
Assinale a opção que identifica o programa ou o sistema a que se refere o fragmento acima.

Segundo Takeshy Tachizawa, em Organização Flexível Qualidade na Gestão por Processos, sem a orientação de uma estratégia clara, não se pode ter certeza da adequada alocação de recursos, de gerenciamento dos processos críticos de negócios e de recompensa do desempenho esperado.

As alternativas a seguir apresentam os elementos encontrados no núcleo do desenvolvimento da estratégia corporativa, à exceção de uma. Assinale‐a.