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Questões por página:

Relacione os diferentes tipos de relevância, listados a seguir, aos respectivos tipos de relação.



1. Relevância sistêmica.

2. Relevância temática.

3. Relevância cognitiva.

4. Relevância utilitária.

5. Relevância motivacional.


( ) relação entre a situação, tarefa ou problema prático e a informação recuperada.

( ) relação entre o estado do conhecimento, a necessidade de informação cognitiva do usuário e a informação recuperada.

( ) relação entre as intenções, objetivos e motivações do usuário e a informação recuperada.

( ) relação entre o assunto ou tema expresso na pergunta e o tema coberto pela informação recuperada.

( ) relação entre a pergunta do usuário e a resposta contida em arquivos do sistema de recuperação da informação.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.

No campo da qualidade em serviços de informação a escala SERVQUAL, para analisar qualitativa e quantitativamente a satisfação dos usuários, apresenta um conjunto de dimensões fundamentais. Relacione as dimensões com suas características.1. Aspectos tangíveis 2. Confiabilidade.3. Empatia.4. Garantia.5. Receptividade. ( ) Fornece atenção individualizada aos usuários das bibliotecas no atendimento às suas necessidades específicas. ( ) Implica competência, cortesia, credibilidade e segurança, acrescenta isenção de qualquer falha, risco ou problema e se relaciona com o conhecimento e a cortesia dos funcionários e sua capacidade de inspirar confiança. ( ) Refere-se à aparência de qualquer evidência física do serviço bibliotecário. ( ) Trata da disposição de prestar os serviços prontamente e auxiliar os usuários, caracterizando-se por agilidade no atendimento, eficiência em resolver os problemas, atenção personalizada e cortesia dos funcionários. ( ) Envolve a capacidade de prestar o serviço de forma confiável, precisa e consistente. Assinale a opção que mostra a correta relação, na ordem em que se apresenta.
Em relação ao serviço de referência virtual, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Acessível em todos os lugares e a todo instante e, geralmente, oferece um serviço gratuito. ( ) Orienta para fontes de informação confiáveis e oferece um serviço personalizado e de qualidade. ( ) Garante a proteção dos dados e das informações, mas não orienta para fontes de informações confiáveis. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.
Os estudos orientados ao uso de uma biblioteca objetivam investigar
Com relação à definição, função e objetivos do estudo de usuários, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Investigação que possibilita verificar para quais fins os usuários usam a informação. ( ) Investigação que mede o efeito da informação, detalhando uso que o usuário faz dela. ( ) Investigação que objetiva saber o quê os usuários precisam em matéria de informação. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.