Questões de Concurso
Filtrar
549 Questões de concurso encontradas
Página 35 de 110
Questões por página:
Determinada paciente de 18 anos de idade estava dirigindo-se à faculdade quando foi abordada por dois homens desconhecidos que a arrastaram para uma construção abandonada e forçaram-na a manter relações sexuais com eles, havendo penetração vaginal e anal sem uso de preservativo. A paciente procurou imediatamente auxílio médico, com várias escoriações no corpo, equimoses em tronco e períneo, sangramento e lacerações vaginais.
Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Ministério da Saúde (2015), para a profilaxia das IST não virais nessa paciente, deve-se indicar, como primeiras escolhas, penicilina G benzatina,
Uma paciente de 18 anos de idade comparece a consulta médica por queixa de lesões vulvares. Refere histórico de múltiplos parceiros sexuais, sem uso de preservativo. Ao exame físico, apresenta lesões condilomatosas em vulva, vagina e região perianal.
A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa que indica os subtipos virais mais prováveis de serem causadores dessas lesões.
Certa paciente queixa-se de corrimento vaginal fétido, dor pélvica, febre (38,6 ºC) há dois dias e dispareunia. Ao exame físico, ela relata dor intensa à palpação do colo uterino e anexos uterinos.
Quanto a esse caso clínico, os principais patógenos relacionados com a doença dessa paciente são
Certa paciente, G1, idade gestacional de 22 semanas, compareceu ao pronto-socorro obstétrico por queixa de linfonodomegalia inguinal unilateral, que apresentou drenagem de secreção purulenta. Queixa-se também de febre não aferida nos últimos dois dias e mal-estar.
Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, quanto ao tratamento preferencial nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.