Questões de Concurso
Filtrar
31 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 7
Questões por página:
Situação hipotética: Marcos, paciente de um grupoterapia, é muito calado e dificilmente expressa suas ideias ou opiniões durante as sessões. Assertiva: Nessa situação, a conduta mais adequada ao caso será encaminhar Marcos para uma terapia individual, porque, além de não ter perfil para terapia grupal, ele pode intimidar os demais participantes do grupo.
Na grupoterapia analítica, os participantes podem apresentar resistências e transferências, entretanto o terapeuta não pode permitir o surgimento de sua contratransferência, pois isso prejudicaria o grupo.
Grupos de autoajuda, como o Alcoólicos Anônimos, não são considerados um grupo terapêutico, já que para sua formação não se exige a participação de psicólogos, apenas de pessoas que apresentam uma mesma necessidade.
Francisco passava suas noites jogando pôquer. Por causa de faltas, ele perdeu seu emprego em um escritório de contabilidade e sua esposa ameaçou pedir o divórcio caso ele continuasse jogando. Francisco está saindo para jogar durante o dia e diz para a esposa que está trabalhando informalmente. Ele acredita que irá conseguir recuperar o que perdeu e pagar as dívidas que contraiu com empréstimos e inadimplência.
Sobre a situação descrita acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Francisco lança mão do mecanismo de defesa de conversão, obtendo através do jogo o prazer que não encontra em seu casamento.
II. Grupos de autoajuda, como Jogadores Anônimos, são uma estratégia terapêutica reconhecida para o manejo comportamental do problema.
III. No Jogo Patológico frequentemente há comorbidade com transtornos do humor, de ansiedade e dependência de álcool e outras drogas.
Está correto o que se afirma em:
Acerca das técnicas da psicoterapia cognitivo-comportamental realizada em grupo, julgue o item que se segue.
No formato em grupo, se a ansiedade é o foco, todos os participantes podem fazer perguntas uns aos outros para auxiliar na identificação da natureza da ameaça percebida por cada um deles.