Filtrar


Questões por página:
Uma paciente feminina,45 anos, deu entrada na emergência hospitalar com dor abdominal intensa, vômitos persistentes, desidratada e com 38,8ºC de temperatura. Relata que os sintomas começaram cerca de 48h antes de buscar o serviço de saúde. Segundo a família da paciente, ela tem histórico de uso abusivo de álcool. Os exames laboratoriais de entrada mostram: contagem de leucócitos: 28.500/mm3; desidrogenase lática: 204 U/L; aspartato aminotransferase: 185 U/L; e glicemia: 133 mg/dL. Seguindo os Critérios de Ranson, o fator que sugere pior prognóstico nesse paciente é:
Em relação ao diagnóstico de anemia hipocrômica e microcítica, assinale a afirmativa correta.
Considerando os quadros de anemia hemolítica por aglutininas a frio, é correto afirmar que, além de anemia (Hb < 10 g/dL), espera-se encontrar:

Mulher,24 anos, assintomática, durante consulta de rotina traz o seguinte hemograma: Hb = 10,9 g/dL, hemácias = 5200000/mm3, VCM = 69 fL. Foi feita hipótese de anemia ferropriva, sendo prescrito sulfato ferroso durante dois meses e solicitado novo exame que não mostrou diferença do anterior. Prosseguindo na investigação foram realizados ferro sérico, capacidade total de ligação de ferro, ferritina e saturação de transferrina que estavam dentro dos valores de referência. A eletroforese de hemoglobina foi normal.


A hipótese diagnóstica mais provável é de

Mulher,23 anos, parda, queixa-se de cansaço intenso e pouca tolerância aos esforços. Durante a realização do exame físico foram observadas: úlcera em membro inferior direito, em região tibial anterior, com cerca de dois centímetros, e várias cicatrizes de lesões antigas. O hemograma evidencia: Hb = 9,6 g/dL, HT = 32% e VCM = 85 fL. Realizada ultrassonografia de abdome que constatou a inexistência de baço, embora não houvesse história de esplenectomia.


A principal hipótese diagnóstica é: