Filtrar


Questões por página:
São diversas as teorias e correntes pedagógicas que abordam o processo de ensino-aprendizagem na Didática. Para José Carlos Libâneo, considerado uma das maiores referências nesse campo de estudo, existem dois tipos de abordagens do processo de ensino-aprendizagem: Pedagogias Progressista e Liberal. Diante disso, assinale a opção que define corretamente as abordagens progressista e liberal de ensino-aprendizagem.
Segundo Taille (1992) a teoria da emoção de Wallon é extremamente original e tem uma nítida inspiração darwinista, pois
Yves LA TAILLE, Marta K. de OLIVEIRA e Heloysa DANTAS, na obra Teorias psicogenéticas em discussão (1992), analisam, respectivamente, a teoria de Jean Piaget, a de Lev S. Vygotsky e a de Henri Wallon. Na primeira parte, focalizam os fatores biológicos e sociais e, na segunda, a afetividade e a cognição. Do ponto de vista dos processos educativos que buscam favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos indivíduos, a leitura dessas análises e argumentações de LA TAILLE, OLIVEIRA e DANTAS permite “defender” a intersubjetividade, a interação adulto/criança e criança/ criança, como elemento privilegiado na organização e condução dos processos educativos escolares, com apoio nos postulados de
O século XX trouxe, aos que se dedicam à educação escolar, contribuições teóricas importantes para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, como são exemplos as de Piaget, de Vygotsky e de Wallon, as quais são discutidas por LA TAILLE, OLIVEIRA e DANTAS (1992). De acordo com o que esses estudiosos analisam e apresentam nessa obra,
A ação da escola não deve se restringir ao ensino, mas se dedicar à pessoa inteira e converter-se em instrumento para seu desenvolvimento. Para Wallon, todos os âmbitos educativos devem integrar as dimensões: