Filtrar


Questões por página:
“O ato que viria a instituir a liberdade de navegação no Amazonas partiria do Poder Executivo, através de um Decreto de 7 de dezembro de 1866, que abria, aos navios mercantes, o Amazonas até a fronteira, mas também o Tocantins até Cametá, o Tapajós até Santarém, o Madeira até Borba, o Negro até Manaus e o São Francisco até Penedo.”
Internet: <funag.gov.br> (com adaptações).

A abertura da bacia Amazônica à navegação internacional data do século XIX e, até a atualidade, tem representado um modal de transporte essencial ao desenvolvimento regional.
Considerando o fragmento de texto e as informações apresentadas anteriormente, assinale a opção correta em relação à abertura do rio Amazonas à navegação internacional.
A bacia hidrográfica do rio Uruguai tem vital importância para a região Sul do Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre o rio Uruguai.
1. Abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.2. A nascente fica na serra Geral e é formada pela junção dos rios Pelotas e Canoas.3. Tem como um dos principais afluentes o rio Itajaí-Açu.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de aquífero.
“... definida como uma área de captação da água de precipitação, demarcada por divisores topográficos, onde toda a água captada converge para um ponto de saída, o exutório. ... é um sistema físico onde podemos quantificar o ciclo da água”.

(Teixeira, W. et. al. (org.) Decifrando a Terra,2000, p.116. Adaptado)

Discute-se aqui o seguinte conceito, amplamente trabalhado nos estudos voltados à Geografia Física:

O termo Aquífero Guarani (Rocha,1997) é a denominação dada ao sistema hidroestratigráfico mesozoico, constituído por depósitos de origem fluviolacustre eólico do Triássico (Formações Piramboia e Rosário do Sul, no Brasil; Buena Vista, no Uruguai) e por depósitos de origem eólica do Jurássico (Formações Botucatu, no Brasil; Misiones, no Paraguai; e Tacuerembó, no Uruguai e na Argentina).

Analise as seguintes afirmações a respeito dessa importante reserva de água subterrânea:


I. Apesar de seu tamanho gigantesco, as reservas desse aquífero, no território brasileiro, são muito pequenas: na ordem de 1.800 Km2 .

II. As águas desse aquífero são de boa qualidade, o que favorece seu uso doméstico, industrial e para irrigação.

III. Dada a sua importância, o uso de suas águas é restrito e fortemente controlado pelos órgãos competentes, principalmente no Brasil e no Uruguai.


Está correto o que se afirma apenas em