Filtrar


Questões por página:
Sobre a classificação de Hipertensão estágio 3, da 7º Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, de acordo com a medição casual ou no consultório a partir de 18 anos de idade, é CORRETO afirmar:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. É importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças renais e cardiovasculares maiores. A emergência hipertensiva requer redução rápida da pressão arterial e representa risco imediato à vida.

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à crise hipertensiva.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta alta morbidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça importância do diagnóstico precoce. O diagnóstico não requer tecnologia sofisticada e a doença pode ser tratada/controlada com Mudança de Estilo de Vida (MEV) e com medicamentos. O diagnóstico precoce e o acompanhamento efetivo dos casos reduzem as complicações cardiovasculares. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
No Brasil, a hipertensão arterial atinge cerca de 32% da população adulta e mais de 60% da população idosa sendo um grave problema de saúde pública. Analise as afirmativas acerca desta doença.

I.A hipertensão arterial contribui direta ou indiretamente para as mortes por doenças cardiovasculares que representam a terceira maior causa de morte no país.
II.Apenas uma pequena parte dos indivíduos classificados como “pré-hipertensos” irá desenvolver a hipertensão arterial e suas complicações.
III.
A hipertensão tem maior prevalência nos negros que nas outras raças no Brasil.
IV.
Em crianças, na interpretação dos valores da pressão arterial obtidos devem ser consideradas as variáveis idade, sexo e altura.

Estão corretas apenas as afirmativas
A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial que pode gerar complicações graves. O profissional de enfermagem deve conhecer os parâmetros de normalidade da pressão arterial (PA) para saber avaliar seu paciente nas situações de urgências hipertensivas. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a HA é caracterizada quando a medida da pressão arterial se mantém com a: