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“A concepção de multicultura atravessa entendimentos sobre as várias formas de representação cultural dos povos humanos, tendo como objetivo levar a um movimento para a valorização das culturas e das artes, principalmente as que eram e continuam a ser desconhecidas e negligenciadas por culturas hegemônicas nos países. A educação para um entendimento multicultural, afirma Mason (2001, p.47), trabalha com a visão de que a variação cultural deve ser representada e transmitida no sistema escolar para que as crianças a identifiquem e aceitem a diversidade cultural nas sociedades em que vivem, convivendo cotidianamente com as diferenças, seja através de perspectivas sobre a arte e o design de outras culturas, seja através da possibilidade de elas terem os meios para melhor perceber a sua própria cultura.” (ASSUNÇÃO e VASCONCELOS,2015, p.51)

Sobre a diversidade cultural do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
“(...) em direção ao termo grego aisthesis, que significa justamente sensação ou sentimento, talvez nos seja dado obter um dos primeiros sentidos de que se revestiu a palavra estética; e isso, não por acaso, devido à “inexatidão” mesma daquilo que ela conta veicular. Implicando a confluência de impressões sensíveis elementares, assim como de um sem-número de delicados estados internos de prazer – ou desprazer -, a apreciação estética não depende, para instaurar o campo de suas representações, da clareza e da distinção do objeto a que se refere.” (BARROS,2010, p.11 e 12)

Leia as assertivas a seguir acerca da reflexão sobre estética na arte:

I- Sobre a reflexão filosófica sobre a arte: refletir significa, em rigor, separar, dividir, ou, para utilizar um léxico condizente com a física, provocar o retorno de um determinado feixe fazendo-o incidir sobre uma superfície que o isola de um outro meio. Para aquilo que nos importa, basta lembrar que tal retorno equivale à volta do pensamento sobre si mesmo, momento em que, ao separar os objetos de suas respectivas intuições, o ser humano põe-se em contradição com o mundo exterior e dá, como dizia Schelling, “o primeiro passo em direção à filosofia”.
II- Sócrates pretende nos levar no diálogo Hípias Maior, momento em que, a contrapelo do sofista, torna operatória a distinção conceitual entre o Belo e os exemplos distintos de beleza. Pavimentado por um realismo imediato, o caminho trilhado pelo Hípias consiste em assinalar, mediante exemplos, diferentes candidatos à beleza: “Aquilo que é belo, Sócrates, para falar com toda verdade, é uma bela virgem” (PLATÃO,1921, p.17). Ou ainda: “É com todo direito que o próprio deus declara as éguas belíssimas” (Id. ibid., p.17). Até mesmo um pote, quando fabricado por um bom oleiro, teria que ser reputado belo. Afinal: “Como denegar a beleza àquilo que é belo? - Isso é impossível, Sócrates” (Id. ibid., p.18). Mas, em vez de questionar a pertinência ou não de cada representação individual, Sócrates trata de inseri-las, por meio do método interrogativo, numa visão de conjunto segundo a qual a beleza “em si” não é evidente ao homem do senso comum, fazendo intervir uma reflexão que se instala noutro patamar.”
III- A presença objetiva da beleza seria atestada, apenas pelo olho e não pela alma, única capaz de isolar o que não pode ser mais isolado: aquilo pelo qual todas as coisas são levadas a parecerem belas, seja uma égua, uma virgem ou um belo pote. Suprassensível em seu fundamento, a bela Forma não estaria nem neste objeto nem naquele outro em particular, mas naquilo que já não pode ser considerado à parte depois de termos apartado tudo o mais, enfim, na abstração mesma do que os objetos têm de distintivo e singular.

Está(ão) CORRETO(S):
“No início do século XIX, as descobertas científicas na área de ótica e química convergiram para a produção de uma nova forma de arte: a fotografia. Em 1826, o químico francês Nicéphore Niépce (1756 - 1833) fez a primeira imagem fotográfica que sobreviveu, uma vista do pátio de sua casa. Para obter a imagem nublada, Niépce deixou uma placa de estanho polido em exposição durante oito horas.” (STRICKLAND,1999, p.92)

Leia as assertivas abaixo sobre a evolução da fotografia:

I- Luis-J.-M. Daguerre (1789-1851), inventou um processo mais prático de fotografia em 1837. Sua primeira fotografia, “Natureza-morta”, era uma vista brilhantemente detalhada de um canto do seu ateliê, que ficou em exposição por apenas 1 minuto.
II- William Henry Fox Talbot (1800-77), aperfeiçoou ainda mais o processo da fotografia com sua invenção dos calotipos, ou negativos da fotografia.
III- Em 1851, um processo chamado “chapa molhada” reduziu o tempo de exposição para segundos e produziu impressões quase tão exatas quanto as de Daguerre.
IV- Por volta de 1858 a fotografia instantânea substituiu o daguerreótipo e nos anos 1880, as câmeras portáteis de mão e o filme em rolo roubaram a cena.

Está(ão) CORRETO(S):
“O trabalho terapêutico baseado na arte, desenvolvido por orientação da Doutora Nise da Silveira, psiquiatra que trabalhou junto aos hospitais do Rio de Janeiro, revelou inúmeros artistas originais. ________________ (1911-1989) é um desses gênios que passou quase toda a vida internado na Colônia Juliano Moreira e desenvolveu um trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, tendo sido consagrado até mesmo com representação na Bienal de Veneza. _____________ produziu por volta de mil trabalhos com objetos do seu cotidiano, como roupas, lençóis em que ia bordando, inicialmente, com linha azul desfiada de uniformes dos internos, depois com material doado.” (GARCEZ,2006, p.146)

O texto acima fala de um artista popular brasileiro. Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
“É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.” (PCN de Arte,1998, p.79)

Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta: