Filtrar


Questões por página:
O Movimento Escolinha de Arte do Brasil surge em 1948, no Rio de Janeiro, e marca o início da renovação da Arte-educação no período (pós-ditatorial,1945) de redemocratização e de busca por processos de revitalização educacional no Brasil.

Sobre o Movimento Escolinhas de Arte no Brasil, marque a alternativa que apresenta todas as assertivas CORRETAS.

I) Augusto Rodrigues é reconhecido e respeitado por “difundir e fomentar a filosofia e a metodologia do MEA, espalhando por todo território nacional a necessidade de inclusão da Arte na educação escolar".
II) A proposta de renovar métodos e processos de educação através da educação criadora, segundo Augusto Rodrigues, originou-se de um sonho provindo de seu processo de formação, que considerava tremendamente repressor e que impossibilitava o aluno de expressar-se, comunicar-se e relacionar-se humanamente.
III) Augusto Rodrigues, Margaret Spencer (artista americana) e Ana Mae Barbosa (professora de Arte), ao conseguirem permissão para trabalhar no corredor da Biblioteca Castro Alves, no Rio de Janeiro, iniciam a Escolinha.
IV) A identificação com os novos métodos originários de Franz Cizek e apresentados por Hebert Read firmam consequentemente grande influência de suas ideias no MEA, as quais repercutiam por um enfoque da simbologia dentro da perspectiva de Jung.
V) Em 1960 a Escolinha aceita para um estágio intensivo doze professores de vários estados, que buscavam entender melhor os meios de integrar a arte no processo educativo. Os resultados positivos desta experiência projetaram-se, apontando para uma nova modalidade de curso em tempo integral, os Cursos Intensivos de Arte na Educação - CIAEs.

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


As palmas que marcam o ritmo e o sapateado forte em filas ou rodas são a base dessa dança.

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


Os instrumentos mais utilizados no coco são os da classe dos cordofones.

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.


O padre José Maurício Nunes Garcia é considerado um dos maiores compositores do período colonial brasileiro.

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.

 

Há significativa carência nos registros preservados da música brasileira no período colonial.