A respeito das perspectivas sobre as artes indígenas, leia o trecho a seguir.
A primeira dificuldade para refletir sobre a arte indígena é a própria definição de seu objeto. É preciso evitar noções associadas ao fenômeno artístico na civilização ocidental, tais como: objeto artístico, artista, colecionador de arte, marchand e assim por diante. Dentro dessa perspectiva, é totalmente inadequado presumir uma atividade artística para as culturas indígenas e, portanto, tentar identificar uma classe de produtos de arte ou buscar especialização na sua manufatura. Por outro lado, remeter, como solução alternativa, todos e quaisquer fenômenos formais relevantes, nessas culturas, a um contexto cerimonial e a conteúdos simbólicos é praticar outra forma de reducionismo que nada pode esclarecer.
Adaptado de MENESES, U. B. “A arte no período pré-colonial”. In ZANINI, W. (Org.). História geral da arte no Brasil, v.1. SP: Instituto Walther Moreira Salles,1983, p.21.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre como abordar as artes indígenas.
I. Os objetos das artes indígenas funcionam como artefatos estéticos voltados para contemplação, da mesma forma que as artes ocidentais, motivo pelo qual podem ser classificados em função de sua relevância visual.
II. Toda a produção esteticamente bela dos povos indígenas deve ser valorada apenas do ponto de vista da sua significação cerimonial ou simbólica.
III. Arte é uma categoria do nosso pensamento e da nossa prática social, motivo pelo qual deve-se discutir o que se entende por arte, antes de classificar objetos de outras culturas como artísticos.
Está correto o que se afirma em