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O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.


Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.


I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.


Está correto o que se afirma em

Em 1942, por iniciativa do Ministro Gustavo Capanema, foi instituído o conjunto das Leis Orgânicas da Educação Nacional, que configuraram a denominada Reforma Capanema.


Assinale a opção que apresenta uma característica deste conjunto de leis.

Leia o trecho abaixo.


Nos tempos modernos, está em curso um longo processo de conquista de cidadania em termos de direitos civis, políticos e sociais. Estamos vivenciando um novo e diferente ciclo da história do mundo moderno: transnacionalização das atividades econômicas políticas, culturais, sociais. As formas de sociabilidade e os jogos sociais têm se modificado e adquirido outros significados. Nesse processo dos jogos das forças sociais e das formas de sociabilidade que se formam e se transformam, vai se formando uma nova sociedade civil, na qual se movem indivíduos e coletividades, classes sociais que compreendem etnias, diversidade de religiões, gênero, língua, valores e tradições, entre outros. A educação, a religião, a família, a política e o trabalho são inserções importantes, por meio das quais o indivíduo situa-se na sociedade, bem como no grupo social e na classe social.

IANNI, Octávio. O Cidadão do Mundo. In: Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas,2002. Adaptado.


Para responder à necessidade de acompanhar a sociedade que se transforma de maneira rápida e acelerada, a escola ideal seria

O Ratio Studiorum, que versa sobre a formação nos colégios jesuíticos e, portanto, não se refere ao período de alfabetização das crianças, prevê:
O Ratio Studiorum, que versa sobre a formação nos colégios jesuíticos e, portanto, não se refere ao período de alfabetização das crianças, prevê: