Questões de Concurso
Filtrar
184 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 37
Questões por página:
Em julho de 1976, dom Tomás foi ao sepultamento do padre Rodolfo Lunkenbein e do índio Simão Bororo, assassinados por jagunços na aldeia de Merure, Mato Grosso. Em sua agenda, havia outra atividade prevista. Soube depois, por um jornalista, que durante essa atividade estava sendo preparado um atentado para eliminá-lo. Dom Tomás Balduíno foi ouvido pelo pesquisador da CNV Jorge Atílio Iulianelli.
Depoimento de Dom Tomás Balduíno em GO. Brasília, CNV.13mar.2014. Disponível em:<http://www.cnv.gov.br/outros-destaques/447-cnv-ouve-o-depoimento-de-dom-tomas-balduino-em-go.html> . Acesso em: 08 out.2016. (Adaptação)
Esse texto aborda o depoimento do bispo Dom Tomás Balduíno, que atuou na diocese goiana naquele período.
O texto lido evidencia a/o
A divisão regional do Brasil (1950)
Da divisão regional nacional apresentada nesse mapa, até a década de 1990, a região Centro-Oeste passou por transformações do ponto de vista político, territorial e econômico.
Nesse período, o território da região Centro-Oeste foi alterado com a
Número de Escravos em Goiás (1864-1887)
Essa tabela evidencia transformações ocorridas na composição da população do estado de Goiás, que estão relacionadas à aboliçãoda escravatura.
Quanto ao processo de abolição da escravatura ocorrido no Brasil, na segunda metade do século XIX, pode-se caracterizá-lo pelo/a
Analise estas assertivas e considere-as como verdadeiras ou falsas.
I. No decênio 1960-70, o crescimento populacional anual médio de Goiás é maior que a média nacional. Essa taxa está mais próxima da média nacional no decênio 2000-10.
II. O crescimento populacional de Goiás é muito superior à média nacional nos dois primeiros decênios do gráfico. Isso decorreu principalmente de políticas públicas que visavam à expansão da fronteira agrícola do país.
III. A partir do decênio 1970-80, a taxa de crescimento da população de Goiás e da região Centro-Oeste apresenta tendência à convergência.
Então, com base no gráfico apresentado e em seus conhecimentos sobre o povoamento e os fluxos migratórios para Goiás, pode-se concluir que a alternativa que contempla correta e plenamente as afirmações verdadeiras é a seguinte:
A impraticabilidade de se povoar a dita capitania [Goiás] nem outra qualquer parte da América Portuguesa se não com os nacionais da mesma América. E que achando-se todo o sertão daquele vasto continente coberto de índios, estes deviam ser principalmente os que povoassem os lugares, as vilas e as cidades que se fossem formando. [...]
Carta régia de D. José I a D. José Vasconcelos, governador da Capitania de Goiás.1758. In: PALACIN, Luís. O século do ouro em Goiás. Goiânia: Ed. da UCG,1994.
Até a chegada da bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, no século XVIII, ao território que atualmente constitui o estado de Goiás, várias tribos indígenas ocupavam a região.
A interação entre bandeirantes e nativos no século XVIII e o povoamento, ao longo dos séculos, da região de Goiás, caracteriza-se pelo/por