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Disciplina:
História
Um docente de História quis avaliar os conhecimentos prévios de seus estudantes sobre a Revolução Cubana e a Guerra Fria. Para isso, apresentou a eles a seguinte imagem e pediu que a comentassem.
Che Guevara (1968), serigrafia de Andy Warhol.
O exercício proposto pelo docente descreve um instrumento de caráter avaliativo classificado como
Che Guevara (1968), serigrafia de Andy Warhol.
O exercício proposto pelo docente descreve um instrumento de caráter avaliativo classificado como
Disciplina:
História
Considere as duas fontes a seguir.
I. “No outro dia falou pros manos que ia pescar peixões no igarapé Tietê. Maanape avisou: – Não vá, herói, que você topa com a velha Ceiuci mulher do gigante. Te come, heim! – Não tem inferno pra quem já navegou no Cachoeira! que Macunaíma exclamou. E partiu. Nem bem lançou a linha de cima dum mutá que veio vindo a velha Ceiuci pescando de tarrafa. A caapora viu a sombra de Macunaíma refletida n’água jogou depressa a tarrafa e só pescou sombra. O herói nem não achou graça porque estava tremendo de mêdo, vai, pra agradecer falou assim: – Bom-dia, minha vó.”
ANDRADE, Mario de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. [1928]. São Paulo: Livraria Martins Fontes,1979, p.131-2.
II. Fotografia de regata no rio Tietê, década de 1970.
As afirmativas a seguir, a respeito do uso de diferentes fontes de informação para uma aula de história sobre a relação da cidade de São Paulo com o rio Tietê, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
I. “No outro dia falou pros manos que ia pescar peixões no igarapé Tietê. Maanape avisou: – Não vá, herói, que você topa com a velha Ceiuci mulher do gigante. Te come, heim! – Não tem inferno pra quem já navegou no Cachoeira! que Macunaíma exclamou. E partiu. Nem bem lançou a linha de cima dum mutá que veio vindo a velha Ceiuci pescando de tarrafa. A caapora viu a sombra de Macunaíma refletida n’água jogou depressa a tarrafa e só pescou sombra. O herói nem não achou graça porque estava tremendo de mêdo, vai, pra agradecer falou assim: – Bom-dia, minha vó.”
ANDRADE, Mario de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. [1928]. São Paulo: Livraria Martins Fontes,1979, p.131-2.
II. Fotografia de regata no rio Tietê, década de 1970.
As afirmativas a seguir, a respeito do uso de diferentes fontes de informação para uma aula de história sobre a relação da cidade de São Paulo com o rio Tietê, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Disciplina:
História
Leia a reportagem a seguir, sobre o bairro do Bom Retiro.
“O Bom Retiro acabaria ficando marcado para toda a cidade de São Paulo devido à sua grande diversidade cultural. E isso só ocorreu devido às ondas de imigrantes que foram chegando e se instalando na região. No fim do século XIX começaram a chegar diversos imigrantes europeus, com destaque para os portugueses e, na sequência, para os italianos. A partir do começo do século XX, muitas famílias israelitas chegam ao bairro, assim como sírios, libaneses, turcos, russos e povos de outras nacionalidades em menor escala. A partir dos anos 1990, o bairro recebe ainda mais imigrantes: os coreanos passam a ocupar os espaços comerciais. Além disso, bolivianos começam a trabalhar por ali, bem como os nordestinos, que também se encontram em grande número”. Adaptado de www.saopauloinfoco.com.br/o-bom-retiro/
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as possibilidades de uso do trecho citado em sala de aula para abordar o tema das imigrações em São Paulo, à exceção de uma. Assinale-a.
“O Bom Retiro acabaria ficando marcado para toda a cidade de São Paulo devido à sua grande diversidade cultural. E isso só ocorreu devido às ondas de imigrantes que foram chegando e se instalando na região. No fim do século XIX começaram a chegar diversos imigrantes europeus, com destaque para os portugueses e, na sequência, para os italianos. A partir do começo do século XX, muitas famílias israelitas chegam ao bairro, assim como sírios, libaneses, turcos, russos e povos de outras nacionalidades em menor escala. A partir dos anos 1990, o bairro recebe ainda mais imigrantes: os coreanos passam a ocupar os espaços comerciais. Além disso, bolivianos começam a trabalhar por ali, bem como os nordestinos, que também se encontram em grande número”. Adaptado de www.saopauloinfoco.com.br/o-bom-retiro/
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as possibilidades de uso do trecho citado em sala de aula para abordar o tema das imigrações em São Paulo, à exceção de uma. Assinale-a.
Disciplina:
História
Em Ensino de História: fundamentos e métodos, Circe Bittencourt dedica especial atenção ao livro didático, um objeto bastante conhecido e de fácil identificação, mas quase impossível de ser definido de modo unívoco.
Com base na interpretação da autora a respeito das múltiplas facetas do livro didático de história, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) É um suporte de conhecimentos escolares e de métodos de ensino das disciplinas e matérias escolares. ( ) É um produto cultural, uma mercadoria ligada ao mundo editorial, inserido em uma lógica capitalista de mercado. ( ) É um veículo de sistema de valores, ideológicos e culturais, referidos a um determinado contexto histórico-social.
As afirmativas são, respectivamente,
Com base na interpretação da autora a respeito das múltiplas facetas do livro didático de história, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) É um suporte de conhecimentos escolares e de métodos de ensino das disciplinas e matérias escolares. ( ) É um produto cultural, uma mercadoria ligada ao mundo editorial, inserido em uma lógica capitalista de mercado. ( ) É um veículo de sistema de valores, ideológicos e culturais, referidos a um determinado contexto histórico-social.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
História
A imagem a seguir retrata um dos vitrais da catedral de Berna (Suíça) restaurado em 1918, com base nos projetos originais dos vitrais instalados entre 1516 e 1519.
A imagem é utilizada em sala de aula para apresentar o tema da peste negra e da Dança Macabra em uma atividade interdisciplinar sobre pandemias e epidemias ao longo da História.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente o uso desse documento histórico para compreender o imaginário medieval a respeito da morte.
A imagem é utilizada em sala de aula para apresentar o tema da peste negra e da Dança Macabra em uma atividade interdisciplinar sobre pandemias e epidemias ao longo da História.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente o uso desse documento histórico para compreender o imaginário medieval a respeito da morte.