Filtrar


Questões por página:

A escola é um lugar fundamental para a materialização de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência. Em relação a essa temática, julgue o item subsequente, com base no previsto no Currículo de Sergipe para o componente curricular educação física.


Constitui habilidade a ser desenvolvida no que se refere à unidade temática “esporte” a identificação de situações de injustiça e de preconceito durante a realização da prática esportiva, com ênfase naquelas vivenciadas pelas pessoas com deficiência, bem como na proposição de alternativas de superação, como, por exemplo, a de destinar somente aos alunos com deficiência o papel de juiz e ajudante do professor, quando houver necessidade.

Pensando em princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora, Nogueira, Maldonado e Freire (2023), em diálogo com narrativas docentes e experiências pedagógicas, assinalam que transformar uma prática corporal em tema é:
Considerando a perspectiva inclusiva na Educação Física, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma prática pedagógica que garante o direito à educação de qualidade para alunos com deficiência, TGD (incluindo TEA) e altas habilidades/superdotação?
A organização de eventos recreativos e esportivos é uma competência essencial para professores de Educação Física, que precisam planejar, executar e avaliar atividades que promovam a participação, a inclusão e o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras. A complexidade de tais eventos exige um planejamento cuidadoso que considere diversos fatores, como logística, segurança, objetivos educacionais e a diversidade dos participantes. Qual das seguintes alternativas melhor descreve uma abordagem eficaz para a organização de um evento recreativo e esportivo escolar que promova a inclusão e a participação de todos os alunos?
A inclusão de práticas como dança, lutas e capoeira no currículo de Educação Física para adolescentes oferece inúmeros benefícios, incluindo o desenvolvimento físico, social e cultural. Essas atividades promovem a coordenação motora, a disciplina, a autoestima e o respeito às diferenças culturais. No entanto, é essencial que os professores de Educação Física compreendam os princípios pedagógicos que orientam essas práticas para maximizar seus benefícios e garantir a segurança dos alunos. Considerando os princípios pedagógicos das práticas de dança, lutas e capoeira para adolescentes, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma abordagem eficaz para integrar essas atividades no currículo de Educação Física?