Filtrar


Questões por página:
O professor Guilherme possui entre os alunos de uma de suas turmas do ensino fundamental, anos iniciais, dois alunos com Síndrome de Down. No que diz respeito aos procedimentos pedagógicos a serem adotados, tendo em vista os princípios da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


A ____________ de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física é uma____________ cada vez mais marcante. Estamos vivendo um momento no qual a sensibilidade individual e coletiva em relação à ____________ humana tem proporcionado um maior comprometimento dos professores de Educação Física com suas aulas e, consequentemente, colaborado para a efetivação e _____________ dos alunos com deficiências nas atividades curriculares.

A Educação Física na escola vem buscando a compreensão do seu papel, pensando em uma perspectiva de ampliar a participação de toda a população escolar nas atividades desenvolvidas pela área. Nesse sentido, a Educação Física Adaptada se torna uma subárea da educação física escolar. Sobre Educação Física Adaptada, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Promove o auxílio na recuperação de pessoas com algum tipo de lesão, previne doenças ou outros problemas físicos e melhora as condições físicas por meio das atividades compreendidas pela Educação Física na escola.

II. É um programa diversificado de atividades desenvolvimentista, jogos, esportes e ritmos, adaptados aos interesses e às necessidades dos portadores de deficiência que não podem participar com sucesso e segurança das rigorosas atividades do programa geral da Educação Física.

III. Analisa o conteúdo desportivo das aulas de Educação Física, utilizado como um fim em si mesmo, a fim de contribuir para a superação da condição explorada e dominada da clientela que frequenta a escola, sobretudo da escola pública.

IV. Dá ênfase à questão da saúde. Para tal concepção, cabe um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, buscando a saúde individual das pessoas e agindo como protagonista em um projeto de “assepsia social”.

Segundo Costa e Greguol (2013), ao se pensar em desenvolver um programa de atividade motora voltado a pessoas com deficiência visual, surge uma sensação de insegurança, que conduz à busca de informações para respaldar tal prática pedagógica. A singularidade das situações que se apresentam ao professor de Educação Física requer diagnóstico adequado e prescrição individualizada de exercícios e atividades motoras. Sobre a deficiência visual, assinale a alternativa INCORRETA
De acordo com Costa e Greguol (2013) profissionais de Educação Física que atuam no universo da Educação Física Adaptada assumem um papel transformador com competência específica da área. Com relação à Educação Física Adaptada, analise as frases abaixo e assinale a seguir a alternativa CORRETA. I) Na atualidade, o termo “pessoa portadora de deficiência” é o mais aceito para se referir à pessoa que possua algum tipo de deficiência. II) Em termos de conteúdo, os programas de atividade motora adaptada não se distinguem dos programas convencionais. III) O profissional de Educação Física Adaptada deve considerar que as pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições, atualmente, devem ser vistas mais do ponto de vista biológico e menos do ponto de vista ambiental.