Filtrar


Questões por página:
Sobre o uso das Tecnologias da informação e comunicação na escola e a inclusão social, analise as proposições a seguir:
I. Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso à tecnologia de informação e comunicação (TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
PORQUE
II. O uso da TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderá levar à criação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
No Brasil, o paradigma – TIPO Aeducacional mudou a partir da efetivação do direito de todos à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e fundamentado na inclusão, nos direitos humanos e na articulação entre o direito à igualdade e à diferença. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As políticas educacionais e os atuais marcos normativos e legais rompem com uma trajetória de exclusão e segregação das pessoas com deficiência.
PORQUE
II. Os marcos legais de educação inclusiva alteram as práticas educacionais para garantir a igualdade de acesso e permanência na escola.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
O professor, ao possibilitar aos alunos o conhecimento, promove o desenvolvimento de capacidades cognitivas e práticas para atuar na sociedade e exercer a cidadania. Nesse sentido, o ensino precisa ser democrático. Para Libâneo (2006) a democratização do ensino supõe os princípios de
Sobre o “daltonismo cultural” ou “cegueira cultural”, é correto afirmar que
Referente à inclusão de estudantes portadores de necessidades especiais em nossa sociedade, é correto afirmar que