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Concurso:
Prefeitura de Uberaba - MG
Disciplina:
Pedagogia
Para o desempenho da função de coordenação pedagógica nas escolas é necessário reconhecer, valorizar e problematizar a diversidade de sujeitos presentes nestes espaços sociais, de modo a mobilizar rupturas de preconceitos, discriminações e desigualdades de todo tipo. Nesse sentido, é de suma importância a adoção de posturas e ações que dialoguem com políticas públicas afirmativas e antirracistas, de modo a construir princípios e práticas de consciência política e histórica da diversidade. Considerando o exposto, preencha os parênteses com V para a(s) afirmação(ões) verdadeira(s) e F para a(s) afirmação(ões) falsa(s).
( ) A coordenação pedagógica da escola deve agir com propósito de promover a igualdade e a equidade nos processos educativos para que todos os estudantes sejam contemplados em suas especificidades. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive os profissionais da escola a compreenderem que a sociedade, de modo geral, e a escola, em específico, é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicoraciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história. ( ) A coordenação pedagógica da escola deve orientar que os planejamentos escolares abordem o reconhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira somente no mês de novembro, já que nos demais meses são trabalhados outros temas. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive a diminuição de espaços formativos e de projetos pedagógicos que discutam as desigualdades étnico-raciais no país, visto que se tratam de questões que já foram superadas na contemporaneidade.
Após a leitura das afirmações expostas acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) A coordenação pedagógica da escola deve agir com propósito de promover a igualdade e a equidade nos processos educativos para que todos os estudantes sejam contemplados em suas especificidades. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive os profissionais da escola a compreenderem que a sociedade, de modo geral, e a escola, em específico, é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicoraciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história. ( ) A coordenação pedagógica da escola deve orientar que os planejamentos escolares abordem o reconhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira somente no mês de novembro, já que nos demais meses são trabalhados outros temas. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive a diminuição de espaços formativos e de projetos pedagógicos que discutam as desigualdades étnico-raciais no país, visto que se tratam de questões que já foram superadas na contemporaneidade.
Após a leitura das afirmações expostas acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Considerando as exigências da educação inclusiva no que tange à presença de alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e compreendendo o papel das adaptações curriculares na superação de barreiras pedagógicas e culturais, assinale uma concepção coerente com os princípios de equidade, acessibilidade e desenvolvimento pleno de todos os educandos.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
Em 2015, foi sancionada pela Presidente Dilma Roussef a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Acerca da referida lei, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Seberi - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Mitler, a ____________________ não depende somente de metodologias aplicadas com sucesso, mas de atitudes voltadas a minimizar ou extinguir as reações preconceituosas com essas pessoas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Analise o seguinte trecho:
“Programa público ou privado, que tem por objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social desfavorecido, com vistas a um bem coletivo. Os recursos incluem participação política, acesso à educação, admissão em instituições de ensino, serviços de saúde, emprego, oportunidades de negócios, bens materiais, redes de proteção e reconhecimento cultural e histórico”. (JÚNIOR Et. all,2018, pág.13)
O referido trecho refere-se à concepção de
“Programa público ou privado, que tem por objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social desfavorecido, com vistas a um bem coletivo. Os recursos incluem participação política, acesso à educação, admissão em instituições de ensino, serviços de saúde, emprego, oportunidades de negócios, bens materiais, redes de proteção e reconhecimento cultural e histórico”. (JÚNIOR Et. all,2018, pág.13)
O referido trecho refere-se à concepção de