Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Pedagogia

Assunto:

Inclusão e Exclusão - diversidade desigualdade e diferença

Questões por página:

Em relação à educação inclusiva na etapa da educação infantil, analisar os itens.



I. Espera-se que a inclusão se dê de forma mais artificial, tanto pelo meio social, em que estigmas e preconceitos já estão consolidados entre as crianças, quanto pelo lado do desenvolvimento, em que as possibilidades de construção de adaptações e mediações são diversas.


II. Refere-se à inclusão de todas as crianças no espaço educacional, crianças estas que enfrentam barreiras no acesso a uma educação formal, independentemente de suas características, diferenças ou limitações.


III. Não se trata apenas de incluir crianças com deficiências, mas de criar um ambiente educacional enriquecedor para todas as crianças, onde elas aprendam a competir e confrontem a diversidade humana desde cedo.



Está CORRETO o que se afirma:

Em relação aos sistemas educacionais que ainda praticam a reprovação, alguns pensam que basta proibi-la para melhorar e garantir a aprendizagem dos alunos. Todavia, se nenhuma outra medida for tomada, as desigualdades reais entre alunos não poderão, senão, aumentar, mesmo que não sejam dramatizadas. Não é mais possível, hoje em dia, satisfazer-se com uma simples supressão da reprovação, pois se trata apenas de uma condição necessária de uma nova organização da escolaridade, fundada na pedagogia diferenciada. Sendo assim, sobre o fracasso escolar e as reprovações, assinalar a alternativa INCORRETA.
O professor pode ser um grande aliado no tratamento de alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Quando ele tem conhecimento sobre o TDAH, ele se torna apto a adotar estratégias de ensino capazes de favorecer o aprendizado dos alunos com TDAH. Entre as estratégias de ensino que podem ser utilizadas pelo professor para administrar os sintomas do TDAH na escola, assinalar a alternativa INCORRETA.
De acordo com o Art.53, da Lei da Inclusão, a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de:
Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da: