Filtrar


Questões por página:
"A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas" (ROPOLI et al,2010).
ROPOLI, E.A. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: A escola comum inclusiva. Brasília: MEC,2010.
Sobre a educação inclusiva, é correto afirmar apenas:
Analise as afirmativas sobre as pessoas portadoras de deficiência:
I. As famílias com crianças e adolescentes com deficiência terão prioridade de atendimento nas ações e políticas públicas de prevenção e proteção. II. É dever apenas do Estado garantir à criança e ao adolescente atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. III. Terão prioridade de tramitação os processos de adoção em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doença crônica. IV. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, no SUS, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
São alternativas corretas:
Imbuído do ideal da escola inclusiva como apresentado por Ropoli et al (2010), um professor de Educação Física elaborou três projetos conforme descrito abaixo. Estão de acordo com uma proposta de escola inclusiva os projetos:
I - Pesquisa realizada com alunos e comunidade escolar sobre fatores que dificultam a acessibilidade na escola e seu entorno. II - Introdução do GoalBall como componente curricular, montando para isso turmas compostas exclusivamente por alunos com deficiência visual. III - Oficina de recursos pedagógicos com a participação da comunidade escolar com o objetivo de permitir a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
É correto afirmar apenas:
Art.53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
"Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver."(CARVALHO,2005).
Sobre a educação inclusiva nas escolas assinale a alternativa correta: