Questões de Concurso
Filtrar
704 Questões de concurso encontradas
Página 127 de 141
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A ética, em sua dimensão crítica e transformadora, é que referenda nossa luta pela inclusão escolar. A posição é oposta à conservadora, porque entende que as diferenças estão sendo constantemente feitas e refeitas, já que vão diferindo, infinitamente. Elas são produzidas e não podem ser naturalizadas, como pensamos habitualmente. Essa produção merece ser compreendida, e não apenas respeitada e tolerada. Nossas ações educativas têm como eixos o convívio com as diferenças e a aprendizagem como experiência relacional, participativa, que produz sentido para o aluno, pois contempla sua subjetividade, embora construída no coletivo das salas de aula.” MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna,2006.
Com base na concepção de inclusão da autora, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente sua proposta para uma “ética da inclusão”.
Com base na concepção de inclusão da autora, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente sua proposta para uma “ética da inclusão”.
Disciplina:
Pedagogia
“Pensar em práticas educacionais inclusivas implica na compreensão da garantia de direito de todos às condições materiais concretas para a efetivação das aprendizagens e desenvolvimento, de modo que a organização do espaço escolar as ofereça a todos os estudantes, indiferente de sua condição física, social, emocional, cognitiva, étnica, cultural, de gênero, religiosa ou econômica.”
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/COPED,2021.
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma perspectiva educacional inclusiva.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/COPED,2021.
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma perspectiva educacional inclusiva.
Disciplina:
Pedagogia
“O objetivo da integração é inserir um aluno, ou um grupo de alunos, que já foi anteriormente excluído, e o mote da inclusão, ao contrário, é o de não deixar ninguém no exterior do ensino regular, desde o começo da vida escolar. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades.”
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna,2006.
Segundo o trecho destacado, é correto afirmar que
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna,2006.
Segundo o trecho destacado, é correto afirmar que
Disciplina:
Pedagogia
O ambiente escolar, sendo parte da sociedade em que está inserido, está sujeito aos mesmos problemas e desafios, como é o caso do racismo. Por isso, é importante que os docentes sejam capazes de reconhecer as diversas dimensões pelas quais esta realidade se manifesta.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção de racismo estrutural defendida por Silvio Almeida.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção de racismo estrutural defendida por Silvio Almeida.
Concurso:
Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ
Disciplina:
Pedagogia
No século XXI as escolas nacionais e mundiais buscam identificar e responder à diversidade de todos os alunos através de uma maior participação na aprendizagem, na cultura e na comunidade. Entendem que cada estudante tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem diferentes e que os sistemas educativos e programas educativos que se desenham devem ser os que se adaptam as suas diferentes necessidades. Compreendem que todos devem ter garantido o acesso à educação de qualidade, justa e equitativa, com igualdade de oportunidades. A educação descrita no texto denomina-se: