Filtrar


Questões por página:
O processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência visual deve ser permeado por recursos que viabilizarão o desenvolvimento educacional considerando as especificidades dos discentes, tais como
Em relação aos fundamentos históricos da educação especial e dos processos de inclusão, analisar os itens abaixo:

I. No Brasil, até o século XIX, não havia preocupação educacional com pessoas com deficiência.
II. A organização de serviços para pessoas cegas, pessoas com deficiências mentais ou físicas e pessoas surdas começou ainda no século XIX.
III. A partir de 1957, o Governo Federal assumiu a responsabilidade de oferecer educação às pessoas com deficiências.

Está(ão) CORRETO(S):
Considerando-se a avaliação na prática de ensino inclusiva, analisar os itens abaixo:

I. Deve ser reduzida a um momento escolhido para esse fim.
II. O processo de avaliação é contínuo, e os estudantes estabelecem seus objetivos de aprendizagem e formas de avaliar seu progresso em termos da própria aprendizagem.
III. Tem um papel fundamental na revisão contínua da prática pedagógica e, consequentemente, na melhoria do trabalho docente.

Está(ão) CORRETO(S):
Segundo MATTOS, a história e a cultura afro-brasileira são elementos fundamentais da cultura e da identidade brasileira, sendo reconhecidas como patrimônio nacional. A inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar tem como objetivo combater o racismo, promover a igualdade racial e valorizar a diversidade cultural. Qual das alternativas a seguir apresenta um tema que deve ser abordado no ensino da história e cultura afro-brasileira na etapa do Ensino Fundamental?
No que se refere à escola inclusiva, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno, respeitando suas potencialidades e suas necessidades, e que a elas responde com qualidade pedagógica.
( ) É de responsabilidade exclusiva dos professores tornar a escola inclusiva.