Filtrar


Questões por página:
O sistema dosvox, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e disponibilizado gratuitamente, é uma tecnologia assistiva voltada para pessoas com
Com relação aos direitos civis das pessoas com deficiência, analise as afirmativas a seguir.

I. Direitos sexuais e reprodutivos, incluindo expressão de suas preferências e escolha sobre número de filhos.
II. Direito ao casamento e à constituição de união estável, com mútua assistência e respeito mútuo.
III. Direito ao acesso a qualquer instituição de ensino privado, mediante pagamento de taxa adicional.

É direito assegurado às pessoas com deficiência o que se indica em:

Um dos recursos fundamentais para a inclusão da pessoa com deficiência é o desenho universal.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, exemplos desse conceito.

O conceito de barreira ajuda a pensar os modos pelos quais a inclusão social das pessoas com deficiência é dificultada e como sanar essas dificuldades.
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Sistemas de comunicação que não contam com suporte para pessoas com necessidades específicas.
II. Objetos posicionados em vias públicas que dificultam o livre trânsito de todas as pessoas.
III. Comportamentos culturais que resultam na exclusão de determinadas pessoas da convivência.


Está correto o que se afirma em
A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo permeado de símbolos gráficos, imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias.

Em um contexto inclusivo, para que o aluno com deficiência visual possa ter acesso ao conhecimento, recomenda-se:

1. Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala.
2. Evitar a incidência de claridade diretamente nos olhos da criança.
3. Posicionar a carteira de maneira que o aluno escreva na própria sombra.
4. Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo.
5. Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.