Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em seu Art.6º, estabelece como uma de suas diretrizes:
Em certos momentos, “as práticas _________________ que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais _____________. Essa afirmação pode parecer ________, mas dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da _______________ em detrimento do reconhecimento das diferenças” (Gomes,2001, p.86).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Sobre a Escola Inclusiva, tendência internacional desde o final do século, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É considerada Escola Inclusiva aquela que abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.
( ) O principal desafio da Escola Inclusiva é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todas, sem discriminação, respeitando suas diferenças.
( ) Escola Inclusiva é a escola que dá conta da diversidade das crianças e oferece respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
( ) Escola Inclusiva é uma meta a ser perseguida por todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e solidária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporâneo que pressupõe a igualdade de oportunidades, que implica na transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino de modo a garantir a aprendizagem de todos. O trecho trata ESPECIFICAMENTE da educação:
Atendidos os requisitos de mérito e capacidade, a educação inclusiva no Ensino Superior é direito fundamental da pessoa humana. A inclusão de alunos com deficiência nesse nível de ensino, entretanto, ainda se mostra um desafio para as instituições. Considere as afirmativas:
I- São requisitos de acessibilidade aos alunos portadores de deficiência auditiva: existência de intérprete de língua de sinais/língua portuguesa; adoção de flexibilidade na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico; estímulo ao aprendizado da língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, para o uso de vocabulário pertinente às matérias do curso em que o estudante estiver matriculado; promoção de acesso aos professores da literatura e informações sobre a especificidade linguística do portador de deficiência auditiva. II- As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas serão preenchidas por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. III- São requisitos de acessibilidade aos alunos portadores de deficiência física: eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação dos estudantes, permitindo acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviço; construção de rampas com corrimãos ou colocação de elevadores, facilitando a circulação de cadeira de rodas; adaptação de portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas; colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros; instalação de lavabos, bebedouros e telefones públicos em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas.
Estão corretas as afirmativas