Questões de Concurso
Filtrar
852 Questões de concurso encontradas
Página 31 de 171
Questões por página:
A educação inclusiva, nas últimas décadas, vem firmando-se no plano internacional e na legislação brasileira, o que subsequentemente, impulsionou mudanças relevantes no bojo das escolas, ora como inversão de perspectivas no sentido de promover a igualdade de oportunidades e valorização das diferenças e características individuais, ora oportunizando capacitações de professores, alunos, pais e toda a comunidade no fortalecimento dos princípios da cultura inclusiva.
Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf. Acesso em: em: 8 mar.2025. (adaptado)
De acordo com os pressupostos que embasam a educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.
I. A educação inclusiva na perspectiva democrática perpassa pela reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.
II. Uma prática pedagógica inclusiva precisa está fundamentada nos pressupostos da abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
III. Na perspectiva de inclusão os ambientes escolares propiciam integração social quando suas práticas pedagógicas estão reguladas sob o processo de avaliação universal dos indivíduos.
IV. Transformar uma escola excludente em uma escola inclusiva requer mudanças de concepções, pois é preciso compreender que o processo de aprendizagem é possível dentro de sala de aula regular; de que esses alunos são capazes de estudar, conviver e aprender com os demais.
V. Sob a ótica da educação inclusiva um princípio valorativo e fundamental a ser configurado nas práticas pedagógicas é a rigidez curricular.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
A escola deve trabalhar com educação inclusiva. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,
I. A educação brasileira deve proporcionar oportunidades equitativas para todos os estudantes, garantindo que aspectos como gênero e sexualidade não sejam barreiras para o acesso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico, valorizando as múltiplas identidades presentes no ambiente escolar.
II. O currículo escolar pode contemplar a diversidade étnico-racial, abordando as contribuições das culturas indígenas e africanas no Brasil, e sua aplicação pode variar conforme o planejamento pedagógico de cada instituição, considerando diferentes formas de abordagem do tema.
III. A BNCC e a legislação educacional brasileira reconhecem a importância de promover a inclusão de alunos com deficiência, destacando a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas, bem como a promoção de um ambiente de aprendizado que respeite a diversidade de todos os alunos.
IV. A abordagem de questões relacionadas à diversidade étnico-racial e de gênero nas escolas pode ocorrer com a realização de eventos específicos ou datas comemorativas, sem a necessidade ser incorporada nas práticas pedagógicas de forma contínua.
V. A legislação brasileira incentiva a educação para a diversidade de forma a garantir que todas as diferenças sejam respeitadas, promovendo o combate ao preconceito e à discriminação, além de garantir a criação de um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos os alunos, independentemente de sua raça, etnia, gênero ou deficiência.
Quais estão corretas?
( ) A promoção da inclusão no ambiente escolar deve abarcar de maneira integral e interseccional as questões de gênero, etnia e raça, com o objetivo de proporcionar um ensino que, ao mesmo tempo, reconheça as especificidades e garanta um ambiente pedagógico equitativo para todos os estudantes.
( ) A diversidade étnico-racial no âmbito educacional é um conceito amplo que visa não apenas reconhecer as origens históricas e culturais das populações negras, indígenas e de outros grupos étnicos, mas também estabelecer práticas pedagógicas e ações afirmativas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito às diferentes culturas no currículo escolar.
( ) A inclusão de alunos com deficiência nas escolas envolve, de maneira holística, a adaptação dos currículos, métodos de ensino, estruturas físicas e, principalmente, o fortalecimento de uma cultura de acolhimento e respeito à diversidade, que deve ser promovida de forma contínua entre educadores, alunos e suas famílias, de modo a garantir uma convivência harmoniosa e produtiva para todos os envolvidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação à educação inclusiva na etapa da educação infantil, analisar os itens.
I. Espera-se que a inclusão se dê de forma mais artificial, tanto pelo meio social, em que estigmas e preconceitos já estão consolidados entre as crianças, quanto pelo lado do desenvolvimento, em que as possibilidades de construção de adaptações e mediações são diversas.
II. Refere-se à inclusão de todas as crianças no espaço educacional, crianças estas que enfrentam barreiras no acesso a uma educação formal, independentemente de suas características, diferenças ou limitações.
III. Não se trata apenas de incluir crianças com deficiências, mas de criar um ambiente educacional enriquecedor para todas as crianças, onde elas aprendam a competir e confrontem a diversidade humana desde cedo.
Está CORRETO o que se afirma: