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A inclusão na escola, propõe uma ruptura de base na estrutura organizacional a que se encontra hoje, como o formalismo da racionalidade visto modalidades de ensino, grades curriculares, burocracia, entre outros aspectos. A mudança é necessária para que a escola possa fluir, novamente, espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam. Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com a Lei nº 13.146/2015 é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. De acordo com essa legislação, é considerada uma pessoa com deficiência:
De acordo com a Lei nº 13.146/2015 são consideradas como barreiras, qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. Desse modo, são consideradas como barreiras, de acordo com a legislação:

I- Barreiras Urbanísticas e Barreiras Arquitetônicas.
II- Barreiras de Espaço e de Localização.
III- Barreiras nos Transportes.
IV- Barreiras nos Transportes e no Esporte.
V- Barreiras nas Comunicações e na Informação.
VI- Barreiras Atitudinais e Barreiras Tecnológicas.

Assinale a alternativa CORRETA:
No que concerne à Educação Inclusiva, leia os itens a seguir e classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A educação inclusiva remete a uma prática pedagógica que articula o conhecimento do professor e sua disponibilidade em buscar novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais.
( ) A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar.
( ) A educação inclusiva prevê que a escola tenha competência para desenvolver processos de ensino e aprendizagem capazes de oferecer aos alunos com deficiência condições de desenvolvimento.
( ) A educação inclusiva ratifica a perspectiva da educação especial, que sempre teve um caráter substitutivo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ao desenvolver seu trabalho nas escolas indígenas, os professores fazem uso de outros espaços de aprendizagem, não se limitando à sala de aula. Contar histórias, limpar e roçar um caminho, plantar, fazer pescaria são ações que exigem sair da sala de aula e que estão carregadas de uma aprendizagem bastante significativa.

BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.

Tendo como referência os fundamentos gerais apresentados no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, é correto afirmar que essa aprendizagem significativa requer