Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


A elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) fortaleceu o entendimento sobre a deficiência numa perspectiva social e de direitos humanos, como elemento da diversidade humana. Pelo texto da Convenção, as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.


mostrar texto associado
A educação inclusiva assume um espaço central no debate acerca do papel da escola na superação da lógica da exclusão na sociedade contemporânea, pois reconhece que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las.
mostrar texto associado
A integralidade na educação se constrói através de linguagens diversas, desenvolvendo o aspecto cognitivo em variadas atividades e circunstância; e os aspectos afetivo, físico e social se dá em outros momentos de atividades.
mostrar texto associado
Para construir um sistema educacional inclusivo, é fundamental que apenas a equipe pedagógica seja sensibilizada e preparada para uma mudança inclusiva, já que a família já compreende a convivência diária do aluno.

Julgue o item a seguir.


A Educação Inclusiva é um conceito relativamente novo, que defende que todos, sem exceção, têm direito à educação. Por isso, pressupõe que, para todos estarem na escola, é preciso dar condições e oportunidades. Isso deve ser feito sem ignorar as diferenças, mas valorizá-las. A lei garante que a educação especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (Capítulo V da Lei nº 9.394/96).