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Questões de gênero, religião, raça/etnia ou orientação sexual e a sua combinação direcionam práticas preconceituosas e discriminatórias da sociedade contemporânea. Se o estereótipo e o preconceito estão no campo das ideias, a discriminação está no campo da ação, ou seja, é uma atitude. É a atitude de discriminar, de negar oportunidades, de negar acesso, de negar humanidade. Nessa perspectiva, a omissão e a invisibilidade também são consideradas atitudes, também se constituem em discriminação.
(Carrara,2009, p.27.)
Diante do exposto e considerando o cenário escolar atual, percebe-se a necessidade de repensar as práticas escolares, para melhor atender essas problemáticas que permeiam os muros das escolas; pensando nas possibilidades de mudanças, as práticas pedagógicas devem, EXCETO:

Leia o texto a seguir, completando as lacunas.


No artigo “A ação TEC NEP: tecnologias, educação, cidadania e profissionalização para pessoas com necessidades específicas como ferramenta de inclusão nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica” (2011), os autores afirmam:


A Educação Inclusiva é o movimento em direção às várias possibilidades de aprendizado, aproveitando-se das potencialidades individuais para promover o seu desenvolvimento. Incluir é valorizar a diferença. Neste contexto, não deve a instituição apenas trazer _______________especializadas para as classes convencionais e sim constituir-se em um ___________ permanente, apresentando um conjunto de ____________________ específicas.


As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:

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Considerando o relato acima, assinale a alternativa que descreve um olhar multidimensional sobre o processo de inclusão escolar:
É importante a inclusão dentro e fora da escola. Nesse sentido, é coerente a ideia de Ferreira e Guimarães (2003, p.117): “A inclusão é uma força cultural para a renovação da escola, mas, para ter sucesso, as escolas devem tornar-se comunidades conscientes. Sem esse sentido de comunidade, os esforços para alcançar resultados expressivos são inoperantes”.


Portanto, é imprescindível
A inclusão, que é decorrente da integração, diferenciou-se dessa por sugerir que não são as crianças que devem se ajustar as exigências da escola.


Nesta direção, o conceito de integração, segundo Mazotta (1982), deve envolver