Filtrar


Questões por página:
Considerando que no Brasil, o câncer de colo do útero configura a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer, analise as afirmativas a seguir.
I. O câncer do colo do útero é causado por certos tipos de Papilomavírus Humano (HPV). II. A doença é de evolução rápida e com facilidade de detecção das alterações no colo do útero. III. A única medida de prevenção da doença é o rastreamento através do exame citopatológico conhecido como Papanicolau. IV. O fator de risco mais importante para o desenvolvimento deste câncer é a idade da mulher, sendo mais prevalente após os 50 anos.
Está correto o que se afirma apenas em
A sífilis congênita continua sendo um grave problema de saúde pública mundial, e as ações para a sua prevenção envolvem o controle da sífilis na comunidade e em gestantes durante o pré-natal. A Oragnização Mundial de Saúde estima que a ocorrência de sífilis complique um milhão de gestações por ano em todo o mundo. Esse quantitativo pode ser atribuído, em parte à elevação nos números de testagem mas também à diminuição do uso de preservativos, à redução na administração de penicilina na Atenção Primária `à Saúde (APS) e ao desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.


Considerando os atuais conhecimentos científicos e recomendações dos protocolos da APS do Brasil, leia as afirmativas abaixo:


I. O tratamento da sífilis em gestante deve ser iniciado o mais precocemente possível, e considera-se tratamento adequado para sífilis durante a gestação quando é feito com benzilpenicilina benzatina e iniciado até 60 dias antes do parto.


II. A benzilpenicilina é a única opção segura e eficaz para o tratamento adequado em gestantes, e qualquer outro tratamento realizado durante a gestação é considerado tratamento inadequado da mãe, resultando na notificação do recém-nascido como sífilis congênita e requerendo avaliação clínica, laboratorial e tratamento.


III. A recomendação é que as doses sejam aplicadas, idealmente, a cada 7(sete) dias. Caso alguma dose seja perdida ou o intervalo entre elas seja maior que sete dias, o esquema terapêutico deve ser reiniciado.


IV. O monitoramento do tratamento da sífilis deve ser realizado com teste treponêmico e, sempre que possível, com o mesmo método diagnóstico. Se o diagnóstico for realizado com RPR (Antígeno Sorológico), manter seguimento com RPR.


Está CORRETO o que se afirma apenas em
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

São doenças de Infecções Sexualmente Transmissíveis, EXCETO:
A sífilis congênita é uma doença que pode ser prevenida, sendo possível alcançar a eliminação da transmissão vertical por meio da implementação de estratégias efetivas de diagnóstico precoce e tratamento da sífilis nas gestantes. Além disso, o risco de desfechos desfavoráveis à criança é mínimo, se a gestante receber tratamento adequado e precoce durante a gestação. Em relação à Sífilis Congênita Precoce, além da prematuridade e do baixo peso ao nascimento, as principais manifestações clínicas são, EXCETO:
Analise o texto abaixo em relação à vacina HPV.
Está disponivel para mulheres e homens de ............... anos de idade vivendo com HIV/Aids, transplantados de orgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos, sendo o esquema vacinal de ......................
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.