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O rendimento semestral global dos estudantes de uma instituição de ensino é uma variável aleatória normalmente distribuída com média e variância desconhecidas. Para testar a hipótese bilateral de que a média populacional é igual ou diferente de 80, foi construído um intervalo apropriado com 95% de confiança a partir de uma amostra de 16 estudantes. Considerando que o intervalo obtido é [76,8; 80,5], a distribuição utilizada para a construção do intervalo e a conclusão do teste de hipóteses são, respectivamente:
O modelo de um experimento fatorial com dois fatores num delineamento inteiramente casualizado com n repetições podeser escrito como:
Imagem associada para resolução da questão

em que:
• yijk é a resposta da k-ésima repetição do i-ésimo nível do fator A e j-ésimo nível do fator B; • μ é uma constante comum a todas as observações; • Ai é o efeito do i-ésimo nível do fator A; • Bj é o efeito da j-ésimo nível do fator B; • ABij é o efeito da interação entre o i-ésimo nível do fator A e j-ésimo nível do fator B; e, • ξijk é o erro associado à resposta yijk, de modo que ξijk ~ N(0; σ2).
Ao construir uma tabela de análise de variância para que seja feita a inferência no modelo, o número de graus de liberdadeassociado à soma de quadrados da interação é:


Os alunos do curso de Administração de certa universidade devem cursar as disciplinas de Estatística I e Estatística II, sendo a primeira um pré-requisito para que a segunda possa ser cursada. Embora as disciplinas sejam ofertadas em semestres consecutivos, nem sempre os alunos cursam Estatística II imediatamente após terem cursado Estatística I com aprovação. Um professor que leciona tais disciplinas tem interesse em analisar se a nota dos alunos que cursam a disciplina Estatística II imediatamente após aprovação em Estatística I (Grupo 1) tende a ser maior do que a nota dos alunos que cursam a disciplina com um intervalo de pelo menos um semestre após aprovação em Estatística I (Grupo 2). Para isso, ele coletou os dados apresentados na tabela a seguir:

Aluno 1 2 3 4 5 6 7 8 Grupo1 65 75 81 60 95 85 70 91 Grupo2 60 75 75 65 80 67 71 61
O professor decidiu aplicar um teste não-paramétrico para comparar as medianas das notas nos dois grupos. Corresponde, respectivamente, a um teste apropriado e à soma total dos postos:
Dois estimadores Imagem associada para resolução da questão e Imagem associada para resolução da questão são propostos para o parâmetro θ. O Erro Quadrático Médio (EQM) e a variância desses estimadores são apresentados na tabela a seguir:
Estimador EQM Variância Imagem associada para resolução da questão 15 6 Imagem associada para resolução da questão 9 9
Com base nessas informações, assinale a afirmativa correta.
Considere a seguinte situação hipotética:


A administração tributária do município de Nova Karlsruhe introduziu uma nova malha fiscal com o objetivo de incrementar a arrecadação das empresas com um determinado imposto. Antes da introdução da nova malha fiscal, cada empresa arrecadava para o município, em média, R$ 206 mil mensais com o imposto, com distribuição normal e desvio padrão de R$ 12 mil mensais. Depois da implementação da nova malha fiscal, a administração tributária coletou uma amostra de 30 empresas, obtendo uma média de arrecadação de R$ 210 mil mensais com o imposto.


Observação 1: considere que a introdução da nova malha fiscal é a única variável que impacta na arrecadação do imposto. Considere ainda que não há sazonalidade, variação da atividade econômica ou qualquer outra variável que impacte na arrecadação do imposto.

Observação 2: Zα = Z10% = 1,28



Imagem associada para resolução da questão



Com um nível de significância de 10%, a administração tributária do município de Nova Karlsruhe pode concluir que a introdução da nova malha fiscal incrementou a arrecadação das empresas com o imposto?