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A utilização da Estatística Inferencial pode ser vista na seguinte situação:
Um profissional de segurança do trabalho resolveu fazer um teste estatístico de hipótese para verificar qual seria o melhor horário para a realização de um treinamento. No final do teste, foi verificado que ocorreu o erro tipo I. Esse erro acontece quando:
O rendimento semestral global dos estudantes de uma instituição de ensino é uma variável aleatória normalmente distribuída com média e variância desconhecidas. Para testar a hipótese bilateral de que a média populacional é igual ou diferente de 80, foi construído um intervalo apropriado com 95% de confiança a partir de uma amostra de 16 estudantes. Considerando que o intervalo obtido é [76,8; 80,5], a distribuição utilizada para a construção do intervalo e a conclusão do teste de hipóteses são, respectivamente:
O modelo de um experimento fatorial com dois fatores num delineamento inteiramente casualizado com n repetições podeser escrito como:
Imagem associada para resolução da questão

em que:
• yijk é a resposta da k-ésima repetição do i-ésimo nível do fator A e j-ésimo nível do fator B; • μ é uma constante comum a todas as observações; • Ai é o efeito do i-ésimo nível do fator A; • Bj é o efeito da j-ésimo nível do fator B; • ABij é o efeito da interação entre o i-ésimo nível do fator A e j-ésimo nível do fator B; e, • ξijk é o erro associado à resposta yijk, de modo que ξijk ~ N(0; σ2).
Ao construir uma tabela de análise de variância para que seja feita a inferência no modelo, o número de graus de liberdadeassociado à soma de quadrados da interação é:


Os alunos do curso de Administração de certa universidade devem cursar as disciplinas de Estatística I e Estatística II, sendo a primeira um pré-requisito para que a segunda possa ser cursada. Embora as disciplinas sejam ofertadas em semestres consecutivos, nem sempre os alunos cursam Estatística II imediatamente após terem cursado Estatística I com aprovação. Um professor que leciona tais disciplinas tem interesse em analisar se a nota dos alunos que cursam a disciplina Estatística II imediatamente após aprovação em Estatística I (Grupo 1) tende a ser maior do que a nota dos alunos que cursam a disciplina com um intervalo de pelo menos um semestre após aprovação em Estatística I (Grupo 2). Para isso, ele coletou os dados apresentados na tabela a seguir:

Aluno 1 2 3 4 5 6 7 8 Grupo1 65 75 81 60 95 85 70 91 Grupo2 60 75 75 65 80 67 71 61
O professor decidiu aplicar um teste não-paramétrico para comparar as medianas das notas nos dois grupos. Corresponde, respectivamente, a um teste apropriado e à soma total dos postos: