Filtrar


Questões por página:

Um modelo de regressão linear foi ajustado para explicar os sintomas de transtornos mentais (T) em função da violência intrafamiliar (V) e do inventário do clima familiar (C). A forma desse modelo é dada por T = b0 + b1V + b2C + ε, em que ε representa o erro aleatório normal com média zero e desvio padrão σ, e b0, b1 e b2 são os coeficientes do modelo. A tabela a seguir mostra os resultados da análise de variância (ANOVA) do referido modelo.

Com base na tabela e nas informações apresentadas, julgue o item a seguir

Com relação ao teste linear geral, a hipótese nula H0 : b1 = b2 = 0 não seria rejeitada caso fosse escolhido para esse teste um nível de significância igual ou superior a 1%.

Acerca de métodos usuais de estimação intervalar, julgue o item subsecutivo.

Um intervalo de confiança de 95% descreve a probabilidade de um parâmetro estar entre dois valores numéricos na próxima amostra não aleatória a ser coletada.

Acerca de métodos usuais de estimação intervalar, julgue o item subsecutivo.

É possível calcular intervalos de confiança para a estimativa da média de uma distribuição normal, representativa de uma amostra aleatória

A respeito dos diferentes métodos de estimação de parâmetros, julgue o item a seguir.

A estimação de parâmetros pelo método bayesiano independe da distribuição a priori utilizada.

Para obter um intervalo de confiança de 90% para a média p de uma população normalmente distribuída, de tamanho infinito e variância desconhecida, extraiu-se uma amostra aleatória de tamanho 9 dessa população, obtendo-se uma média amostral igual a 15 e variância igual a 16. Considerou-se a distribuição t de Student para o teste unicaudal tal que a probabilidade P(t - t0 os) = 0,05, com n graus de liberdade. Com base nos dados da amostra, esse intervalo é igual a