Filtrar


Questões por página:

Seja um modelo linear y = Xβ + ε , onde y é um vetor (n x 1); X é uma matriz (n x k) de posto k < n;β é um vetor coluna composto de k parâmetros desconhecidos e ε é um vetor (n x 1) de perturbações aleatórias. Considere as seguintes hipóteses sobre as perturbações aleatórias ε:

i. E(ε| X) = 0
ii. V(ε| X) = σ2I

onde E é o operador de expectância (esperança matemática), V(ε | X) = σ2I é a matriz de variância-covariância das perturbações aleatórias, condicionada a X. Utilizando-se o método de mínimos quadrados simples (OLS) estimam-se os parâmetros β por b = (X'X)-1X'y.

Nessas condições, analise as proposições a seguir.

O gráfico abaixo mostra Curvas de Phillips para uma determinada economia.

Analisando o gráfico, conclui-se que a

Suponha que todas as pessoas tenham a mesma preferência quanto a trabalhar num emprego que ofereça um ambiente poluído. Em particular, a função utilidade para todos os trabalhadores é dada por onde w é a taxa de salário oferecida pelo emprego e x é a proporção do ar da firma afetada pela poluição. Existem somente dois tipos de empregos na economia, trabalho "limpo" (x=0) e trabalho "sujo" (x=1). Seja w0 a taxa de salário paga por um emprego "limpo" e w1 a taxa de salário paga por um emprego "sujo". Se w0=16, qual é o diferencial de salários compensatório de mercado?

Suponha um modelo neoclássico de oferta de trabalho individual em que a utilidade do indivíduo dependa apenas do consumo (C) e do lazer (L) e que o indivíduo disponha de uma dotação inicial dos dois bens: C0 e L0. Suponha que L0=24 horas. Suponha também que a função utilidade seja U (C, L) = C a L 1-a, onde 0 < a < 1, que a restrição orçamentária seja linear e que o preço do bem de consumo C seja 1 por unidade do bem. Considere as seguintes afirmações:

I. Os indivíduos irão escolher as horas de trabalho a serem ofertadas de tal modo que a taxa de salário seja igual à razão das utilidades marginais do lazer e do consumo, dado que o salário de mercado é maior que o salário de reserva.

II. O salário de reserva é aquele que torna o indivíduo indiferente entre ofertar zero horas de trabalho ou ofertar horas positivas de trabalho.

III. A curva de oferta de trabalho individual pode ter um trecho negativamente inclinado, desde que a soma do efeito renda-ordinário e do efeito renda-dotação compense o efeito-substituição. Nesse trecho negativamente inclinado, a elasticidade da oferta de trabalho com relação ao salário é negativa. A opção correta é:

Suponha uma economia que possua as seguintes características: População total=1000 pessoas; População em idade ativa=800 pessoas; População desocupada = 200 pessoas; População economicamente ativa = 600 pessoas. Podemos afirmar que, nessa economia, a taxa de desocupação e a taxa de inatividade são (aproximadamente), respectivamente: