Questões de Concurso
Filtrar
268 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 54
Questões por página:
I. As ações que predominam no atendimento direto aos usuários são as ações socioassistenciais, as ações de articulação interdisciplinar e as ações socioeducativas. Essas ações não ocorrem de forma isolada, mas integram o processo coletivo do trabalho em saúde. II. Os assistentes sociais devem pautar suas ações socioassistenciais, exclusivamente, no atendimento às demandas emergenciais. III. A visita domiciliar é importante instrumento a ser utilizado por assistentes sociais, porque favorece uma melhor compreensão acerca das condições de vida dos usuários. Portanto, pode e deve ser usada como meio de verificação de dados fornecidos pelo usuário.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I. Ao atuar na prestação dos serviços sociais, os assistentes sociais inserem-se na esfera de atividades vinculadas diretamente à produção material. II. O racionalismo próprio à hegemonia burguesa instala um paradigma de explicação e ordenação da realidade social, que toma os fenômenos sociais com um padrão de objetividade semelhante àquele empregado para os fenômenos naturais. Nessa perspectiva, a instrumentalidade se vê limitada a um padrão que contempla apenas as ações racionais, que produzem fins imediatos. III. Quando tratamos dos instrumentos e técnicas do Serviço Social, estamos transitando entre práticas humanas que se voltam para a transformação de outras atitudes humanas, aquelas que incidem sobre as consciências. Portanto, os instrumentos que as potencializam não se caracterizam como um acervo de instrumentos e técnicas materiais.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Fazem parte da metodologia de trabalho e de domínio específico e exclusivo do assistente social os seguintes instrumentos, em conformidade com o CFESS (2004):
I. estudo social e perícia social;
II. laudo social e parecer social;
III. diagnóstico social e relatório social;
IV. síntese e análise situacional.
Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas
Noronha e Santos (2013), na obra O estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional do assistente social, sistematizam uma análise a partir de uma concepção crítico-dialética em que:
I. os instrumentos são concebidos como elementos dinâmicos, devendo ser criados em consonância com as finalidades da ação profissional, contribuindo com a passagem da finalidade ideal – âmbito da teoria – à finalidade real – âmbito da prática;
II. os pareceres técnicos constituem um grupo de instrumentos utilizados pelos assistentes sociais. Em algumas instituições, como o Poder Judiciário, a apresentação do resultado oficial de um parecer se faz por meio do laudo social, o qual contém o parecer social;
III. a entrevista deve extrapolar a concepção, historicamente sustentada, de ser um procedimento que visa apenas ao encaminhamento, apoio, aconselhamento e catarse da população. É preciso ir além da conversa informal, na qual não há preocupação em definir os objetivos na utilização desse instrumento.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)