Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
ma organização do ensino interdisciplinar é igual a uma organização multidisciplinar ou transdisciplinar como também se iguala à organização de ensino disciplinar.
Tema frequente nos debates entre educadores de todo o mundo, estes conceitos convergem e divergem em muitos sentidos. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade são termos bastante recentes e que não devem ser ignorados quando se fala de novos paradigmas da educação – apesar de servirem ainda para determinar abordagens em outras áreas do conhecimento. Em um determinado projeto ou propósito, considere os dois conceitos e relacione-os com as respectivas características.
1. Multidisciplinaridade. 2. Interdisciplinaridade.
( ) Há integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina, porém sem nenhuma preocupação de seus temas comuns sob sua própria ótica.
( ) Ocorre a independência dos profissionais de diferentes áreas de atuação, mas não existe nenhuma relação entre as disciplinas, assim como todas estariam no mesmo nível sem a prática de um trabalho cooperativo.
( ) Proporciona uma aprendizagem bem-estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas.
A sequência está correta em
Refletindo sobre a temática da interdisciplinaridade, é possível concluir que

Leia o texto a seguir, completando as lacunas.


Gaudêncio Frigotto e Ronaldo Araújo, no artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado” (2015), apontam que, para a organização do currículo integrado, são necessários três princípios:


___________, que pressupõe a íntima articulação dos conteúdos formativos com a realidade social e com os projetos políticos dos trabalhadores e suas organizações sociais. ___________, compreendida como o princípio da máxima exploração das potencialidades de cada ciência, da compreensão de seus limites, mas, acima de tudo, como princípio da diversidade e da criatividade.


O terceiro princípio é o compromisso com a transformação social.


As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas são:

mostrar texto associado

Com base na análise do texto, assinale a alternativa CORRETA.


( ) As escolas privadas confessionais não necessitam seguir as orientações educacionais sobre o respeito à diversidade e pluralidade religiosa.

( ) Os debates desenvolvidos no componente curricular sobre o Ensino Religioso são fundamentais para a promoção do respeito e a construção de alteridades.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante total liberdade às escolas confessionais para elaboração dos seus conteúdos sobre o Ensino Religioso.

( ) Os diálogos educacionais no componente curricular de Ensino Religioso também devem refletir o cotidiano dos discentes e dos espaços sociais em que estão inseridos.

( ) A partir de uma prática colaborativa, os debates sobre as religiões devem partir de um diálogo inclusivo e propositivo, com problematizações socioculturais sobre as diferentes devoções e práticas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.